Manchas de água dura

Escrito por m. wade | Traduzido por márcia burke
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Manchas de água dura
Limpe as manchas imediatamente (Photo courtesy: Penywise)

"Água dura" refere-se à água que contém um elevado nível de minerais, ou seja, de magnésio e de cálcio. À medida que a água entra em contato repetidamente com uma superfície, estes minerais dissolvidos acumulam-se na área. Esse acúmulo gradualmente provoca manchas em pias, banheiras, chuveiros, portas de box e utensílios de cozinha. Embora a água dura não seja perigosa, o acúmulo de minerais que ela cria pode danificar permanentemente certas superfícies, podendo ser difícil de remover se não forem limpas rapidamente.

Outras pessoas estão lendo

Efeitos

A água dura tem vários efeitos além de manchar as superfícies. O acúmulo de minerais pode entupir canos, torneiras, bicos e chuveiros, e às vezes impede drasticamente o fluxo de água. Da mesma forma, diminui a eficiência energética de aquecedores de água devido ao acúmulo de mineral sobre o elemento de aquecimento. A água dura também dificulta a produção de espuma de sabão, diminuindo a performance de xampus, sabonetes, máquinas de lavar roupa e louça. As roupas lavadas frequentemente com essa água tornam-se ásperas e desbotadas, assim como o cabelo. Ela também reage com sabão para aumentar a quantidade de espuma de sabão deixada na banheira após cada utilização.

Identificação

Em utensílios de cozinha, portas de chuveiro e torneiras e superfícies duras, os proprietários verão as manchas que aparecem como resíduo sólido branco, nublado. Em chuveiros, bicos e tubos no interior, os proprietários notarão uma substância bege ou marrom, que é calcário ou depósitos de cálcio, que formaram um anel de massa sólida no interior da tubulação durante um longo período. Em alguns casos, todo o tubo pode ser bloqueado por esses depósitos.

Remoção

Produtos de limpeza comuns geralmente não conseguem remover adequadamente manchas de água dura ou depósitos dela. Embora haja uma grande variedade de produtos de limpeza feitos especificamente para isso, pode-se utilizar produtos de limpeza naturais como uma alternativa. A maioria do produtos químicos, sejam líquidos ou pastosos, conterá agentes que se ligam as manchas para removê-las. Outros agentes de limpeza são ácidos fortes, tais como ácido fosfórico e sulfúrico. Misturas de água e vinagre e suco de limão também podem remover manchas de água dura e os depósitos. Quanto mais frequentemente limpar as manchas e depósitos, mais fácil será a remoção.

Prevenção

Embora filtros possam ser instalados para remover os minerais da água, isso é caro e trabalhoso e não evita as incrustações e depósitos de calcificação nas tubulações. Um método mais barato de eliminar a água dura, as suas manchas e os depósitos resultantes é instalar um purificador de água. Amaciadores de água mecânicos normalmente anexados ao aquecedor de água eliminam completamente o nível de minerais na água através da introdução de cloreto de sódio, ou sal, na água. Os íons de sódio simplesmente substituem os de cálcio e magnésio. Como amaciadores de água aumentam o nível de sal na água, alguns preferem condicionadores de água. Eles reagem com a água dura para evitar depósitos de cálcio e de calcário, mas não removem o magnésio da água.

Advertência

Deve-se tomar cuidado para não danificar as superfícies ou causar prejuízo a si mesmo quando retirar ou prevenir manchas de água dura e depósitos. Quando se utiliza um produto de limpeza à base de produtos químicos, é importante ler as instruções antes de utilizar o produto, pois alguns podem não ser adequados para todas as superfícies. Antes de instalar um purificador de água, é importante saber que amaciar a água em excesso pode danificar canos. Além disso, os sais de sódio que os amaciadores de água introduzem na água irão aumentar a quantidade de sódio nos alimentos cozidos com água em casa ou quando se bebe água da torneira. Isso pode ser perigoso para pessoas que têm problemas de saúde que são agravados pela ingestão de sal, como hipertensão e outras doenças cardiovasculares.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível