Mais
×

Manchas na folhagem do beijo-turco

Atualizado em 06 outubro, 2017

Flores alegres, que brotam durante todo o ano, com folhagem de cor verde denso, ou variegada, fazem do beijo-turco (Impatiens walleriana) um sucesso no Brasil. Esse clássico de jardim, no entanto, é suscetível a várias doenças foliares.

As flores e folhas do beijo-turco, quando saudáveis, têm cores vivas (impatiens image by palms from Fotolia.com)

Causas

Fungos causam alternária, phyllosticta e míldio, doenças que provocam manchas na folhagem do beijo-turco. Infectadas com tripes, as folhas podem transmitir vírus da mancha necrótica às flores. As manchas bacterianas nas folhas são resultados da infecção por bactérias pseudomonas.

Sintomas

Se causadas pela alternária, aparecerão na folha anéis marrons e manchas. A phyllosticta causa manchas marrons que se fundem pequenos pontos sólidos com fungo preto. O vírus da mancha necrótica produz, nas folhas, pequenas manchas pretas, semicírculos nas bordas e borrões marrons com preto. Manchas semicirculares ao redor da folha significam que a planta está infectada com bactérias pseudomonas. Folhas com míldio têm manchas amareladas e brancas, embaixo.

Controle

Remover as plantas infectadas, fornecer boa circulação de ar e reduzir a umidade evita manchas na folhagem do beijo-turco, são medidas precaucionais recomendadas, de acordo com o website da Universidade de Cornell. Manter as folhas secas previne ataques de bactérias e fungos. Os fungicidas também controlam alternária, phyllosticta e o míldio.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article