Saúde

Manchas nos pulmões e dores nas costas

Escrito por krista sheehan | Traduzido por contributing writer
Manchas nos pulmões e dores nas costas

Jovem fumando cigarro

Apesar de dores nas costas poderem ser associadas com uma variedade de doenças não letais, problemas e fontes de estresse, elas também podem indicar câncer de pulmão. Se você estiver sentindo dores nas costas e um médico tiver encontrado manchas nos seus pulmões, é importante pedir exames adicionais para determinar se você pode estar sendo afetado pelo câncer pulmonar. Infelizmente, dores nas costas e manchas nos pulmões são um dos primeiros sinais dessa doença.

Outras pessoas estão lendo

Diagnóstico

Manchas são geralmente encontradas nos pulmões através de exame de raio-X ou tomografia computadorizada (TC). O médico pode se referir a essa mancha como um “módulo pulmonar” ou uma “massa suspeita”. Mais exames serão necessários para determinar se as manchas estão relacionadas com câncer pulmonar. Esses exames podem incluir uma análise do escarro, que é uma matéria da garganta e dos pulmões, para detectar se células cancerígenas estão presentes. Uma broncoscopia é um exame visual dos pulmões, que também pode incluir a retirada e exame de um pequeno pedaço de tecido pulmonar. Se esses testes forem inconclusivos, uma biópsia por agulha pode ser ordenada, o que inclui inserir uma agulha oca na massa suspeita e aspirar parte da matéria em uma seringa para análise.

Sintomas

Sintomas do câncer pulmonar geralmente incluem tosse persistente, falta de fôlego, dificuldade ao engolir, perda de peso, aumento na fadiga e infecções respiratórias. Apesar de parecer incomum, muitas pessoas com câncer pulmonar possuem uma dor profunda nos ombros ou nas costas. Essa dor geralmente não para e piora com o passar do tempo. Ela não pode ser aliviada mudando de posição ou se deitando. Para muitas pessoas, a dor nas costas é um dos primeiros sintomas do câncer pulmonar.

Efeitos

O câncer pulmonar pode causar dores nas costas de várias formas. Primeiro, o tumor ou nódulo nos pulmões pode crescer a ponto de exercer pressão nos nervos da coluna. À medida que aumenta a pressão, a dor piora. Isso explica porque a mudança de posição não alivia a dor, pois o tumor estará sempre aplicando pressão à coluna. Outra possibilidade é que o câncer pulmonar tenha se alastrado para os ossos ou as estruturas da coluna. Um médico pode pedir uma cintilografia óssea para determinar se os ossos da coluna foram afetados. Naturalmente, o alastramento do câncer para outras áreas é bem sério. O câncer pode se espalhar diretamente para outras partes do corpo através de infiltração ou através dos vasos sanguíneos.

Tratamento

De acordo com a Sociedade Americana do Câncer, a variedade pulmonar é a principal causa de mortes causadas por câncer entre homens e mulheres nos Estados Unidos. O tratamento preferencial quando a doença está em estágio inicial é a cirurgia. Durante o procedimento, algumas vezes uma parte do pulmão afetado é retirada, outras vezes o pulmão inteiro é removido. A quimioterapia também pode ser usada para matar células cancerígenas. Esse tratamento é mais eficiente para um câncer pulmonar de células pequenas, mas também é ocasionalmente bem sucedida tratando outros tipos de câncer pulmonar. A radioterapia também pode ser usada para o tratamento do câncer pulmonar. Nesse procedimento, raios-X de energia elevada são usados para mandar radiação em direção ao câncer com o intuito de destruir as células cancerígenas. Além desses procedimentos avançados, uma variedade de medicamentos podem ser prescritos para tratar a fadiga e as dores associadas com o câncer pulmonar.

Prevenção

O câncer pulmonar possui uma correlação forte com o tabagismo. De fato, o site WebMD estima que 90% de todos os cânceres de pulmão são resultado do consumo de tabaco. Para prevenir o câncer pulmonar e a dor nas costas associada a ele, a melhor opção é evitar o tabaco. Isso inclui também o fumo passivo. Tome precauções extras para limitar a quantidade de fumaça de cigarro inalada por você ao não permitir que pessoas fumem dentro da sua casa, evitando restaurantes e locais onde fumar é permitido e pedindo aos seus amigos e membros da sua família para não fumarem perto de você.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media