Mais
×

A maneira apropriada de escrever saudações em e-mails formais

Atualizado em 21 novembro, 2016

O e-mail tem uso superior ao correio convencional, pois permite o envio de mensagem instantânea e não gasta papel, envelope ou postagem. Embora, na maioria das vezes, e-mails sejam escritos de maneira informal, e-mails profissionais devem ser escritos de maneira tradicional e formal. Saudações nesses e-mails usam a mesma forma impressa em cartas comerciais.

Instruções

E-mail é mais rápido que postagens normais (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Comece o e-mail com a palavra "Caro" ou "Caríssimo", ou ainda, "Cara" ou "Caríssima", sem as aspas. "Caro" é uma forma cortês de iniciar uma carta ou e-mail profissional.

  2. Use títulos formais, como Dr. ou Dra. Após a palavra "Caro", digite o cargo da pessoa a quem se destina, seguido pelo seu sobrenome. Se ela não possui um cargo, use pronomes de tratamento como Sr. e Sra. ou Srta., dependendo do estado civil da mulher. Na dúvida use sempre Sra.

  3. Digite o nome completo da pessoa. Se o nome couber tanto para homem como para mulher (Darci, por exemplo) e você não conhece a pessoa, evite constrangimentos transferindo a ambiguidade para o cargo, "Dr(a)." ou "Diretor(a)".

  4. Evite escrever "a quem possa interessar" se você não tem certeza de quem receberá o e-mail. Seja tão específico quanto puder. Use o cargo da pessoa como "Caro recrutador" ou "Caríssimo Sr." ou ainda "Cara Sra.", se você sabe que o destinatário é uma mulher.

  5. Após as saudações use uma vírgula, que é a regra gramatical da língua portuguesa. Inicie o texto em um novo parágrafo com letra maiúscula.

Dicas

  • Quando enviar um e-mail para múltiplas pessoas, use o cargo de cada uma delas ou o pronome de tratamento. Por exemplo, "Caro Sr. e Sra. Ferreira".

Aviso

  • Evite gírias e figuras de linguagem, como por exemplo, "e aí?" e "valeu!", em um e-mail formal. Não tire a abreviação de "Dr.", "Sr.", etc.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article