Qual é a maneira correta para formatar um poema?

Escrito por emma rensch | Traduzido por guilherme rodrigues
Qual é a maneira correta para formatar um poema?
Até mesmo os mais famosos poetas lutaram e deliberaram sobre a formatação (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Embora existam muitas opções convencionais para a formatação de poemas, ao escrever seu próprio poema não há maneira certa ou errada de se aproximar do formato ideal. Experimente usar rimas e métricas com cuidado, ou escreva seu poema como se fosse um fluxo de consciência, não refinado e cru, escrito de forma livre. Contanto que você edite o seu trabalho cuidadosamente, ao escrever sobre conteúdo atraente e comunicar suas ideias com clareza, o seu poema é obrigado a ser um sucesso, independentemente do seu formato.

Instruções

  1. 1

    Escreva um esboço do que você quer dizer. Por exemplo, se você deseja criar um poema comparando o amadurecimento com borboletas saindo de casulos na primavera, use um plano em cada segmento da ação em uma estrofe diferente. Nas duas primeiras estrofes você pode descrever o casulo se desenvolvendo, enquanto nas estrofes três e quatro, descrever a eclosão da borboleta e estrofes cinco e seis fazer as conexões relacionáveis ​​com a experiência humana.

  2. 2

    Anote ideias de versos específicos, palavras ou frases que você deseja incluir em seu poema. Não se preocupe em formar pensamentos completos neste momento. Examine as palavras ou frases que você escreveu e considere ou não incluí-las em seu conteúdo.

  3. 3

    Escolha um esquema de rima que se adapte ao seu poema, caso você decida fazê-lo. Por exemplo, siga um esquema de rimas "ab ab ab", em que as palavras finais de cada verso, rimam. Outra opção é o esquema "abc abc abc", em que a última palavra de cada terceiro verso, rimam.

  4. 4

    Considere a contagem de sílabas das palavras ou frases que você escreveu para decidir se deseja criar uma métrica perfeita. Para isso, tente montar o poema com versos possuindo o mesmo número de sílabas, semelhante ao esquema de rimas "ab ab ab".

  5. 5

    Escreva um rascunho de seu poema, aderindo às regras de rima ou sílaba, se desejar. Se preferir escrever um poema de forma livre, ignore essas restrições. Divida o seu poema em estrofes de acordo com o esquema que você escreveu, acrescentando pausas adicionais entre elas sempre que houver uma pausa natural, ou quando ocorrer uma mudança de assunto.

  6. 6

    Leia o seu poema em voz alta para si mesmo e faça os ajustes necessários das palavras, rimas, divisões de estrofes ou métricas perfeitas até que esteja satisfeito. Ler em voz alta ajudará a ouvir estranhezas em suas palavras, tornando mais fácil para captar os erros de digitação.

Dicas & Advertências

  • Peça a um amigo para ler e analisar o seu poema quando você finalizá-lo. Isso irá ajudá-lo a aprender a editar o seu próprio trabalho, e o seu poema poderá alcançar exatamente o que você tinha em mente. Porém, o seu amigo poderá ficar confuso e derivar um significado completamente diferente do seu trabalho. Retrabalhe o poema se você não está satisfeito, reestruturando suas rimas, estrofes e métricas.
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível