×
Loading ...

A maneira mais eficaz de determinar adjetivos e advérbios

Atualizado em 16 julho, 2018

A aprendizagem da gramática pode ser difícil, porque parece que para toda regra há uma exceção. A diferenciação entre os adjetivos e os advérbios pode ser particularmente irritante, porque eles executam tarefas semelhantes: modificam outras partes do discurso. No entanto, enquanto os adjetivos descrevam apenas substantivos, os advérbios descrevem verbos, adjetivos e até mesmo outros advérbios. Uma compreensão das definições de adjetivos e advérbios irá ajudá-lo a localizá-los em uma oração.

Encontre respostas para as regras da gramática (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Encontre o substantivo

Os adjetivos modificam ou descrevem substantivos e pronomes, respondendo a perguntas como qual o tipo/cor, qual, ou quantos? Para encontrar um adjetivo em uma frase, primeiro localize o substantivo e, em seguida, pergunte, o que sabemos sobre ele? Normalmente, mas não sempre, o adjetivo vem depois do substantivo. Na expressão "zebra roxa," roxa é o adjetivo. No entanto, o roxo é também o adjetivo quando a sentença diz: "Essa zebra é roxa".

Loading...

Procure por verbos de sentido

Embora os adjetivos não modifiquem os verbos, a compreensão de que eles não deixam de ser ligados aos verbos pode tornar mais fácil a sua localização nas orações. Os substantivos aparecem com verbos de sentido, como aparecer, ser, sentir, olhar, parecer, cheirar, soar e saborear, que são muitas vezes modificados por adjetivos que aparecem depois do substantivo em uma frase. Em "aquela pizza é saborosa", "saborosa" é um adjetivo que modifica a palavra "pizza".

Localize o verbo

Os advérbios mais comumente descrevem verbos, de modo que para localizá-los, primeiro encontre o verbo na sentença. Na frase: "João come rapidamente", "come" é o verbo modificado pelo advérbio "rapidamente". A informação que contribui para a ação em uma frase é um advérbio.

Faça algumas perguntas

Os advérbios respondem as perguntas de como, quando, onde, por quê e em que intensidade. Como é que João come? Ele está comendo "rapidamente". Para localizar o advérbio em uma frase, primeiro encontre o seu verbo e, então, determine qual a palavra que responde às perguntas do advérbio.

Use o truque do -mente

A regra de escola primária de olhar para as palavras que terminam em -mente para encontrar advérbios não é um mau lugar para começar uma busca por advérbios. Rapidamente, estranhamente, e realmente são, de fato advérbios. No entanto, ontem, amanhã, para cima, para baixo, sempre, e nunca são também advérbios. Localize a ação da frase e pergunte como, quando, por quê, como e em que intensidade, para encontrar advérbios que possam não terminar em -mente.

Encontre estas palavras

Embora existam muitos advérbios comuns, alguns dos mais usados no nosso idioma são: não, muito, e bastante.

Procure adjetivos com modificadores

Na frase: "Ela é uma garota muito alta", "alta" é um adjetivo que está sendo modificado pelo advérbio "muito". O advérbio responde a uma questão de intensidade: Quão alta ela é? Da mesma forma, na frase: "Joana está sempre atrasada", "sempre" é um advérbio de grau, enquanto "atrasada", responde ao modo da lista de consulta de advérbios.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...