on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Qual é a maneira fácil de se lembrar dos nomes dos músculos do corpo humano?

Atualizado em 17 abril, 2017

Há mais de 600 músculos no corpo humano e não há uma única maneira melhor que as outras para se lembrar de todos. Nas aulas de anatomia e fisiologia, os alunos são geralmente aconselhados a memorizá-los por tamanho, formato, localização e função. Alguns músculos têm apelidos ou dispositivos que podem facilitar a memorização. Adicione a isso o fato de que todas as pessoas aprendem as coisas de maneiras diferentes, e a maneira mais fácil de se lembrar dos músculos é a que for melhor para cada um.

A maneira mais eficiente de se memorizar os músculos é diferente para cada pessoa (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Tamanho, formato, localização e função

Quase todos os músculos do corpo usam algum desses fatores em seus nomes. Por exemplo, o bíceps femoris usa tanto o formato quanto a localização, permitindo que se saiba que ele tem duas cabeças e que está na altura do fêmur. O quadratus lomborum é quadrado ("quadratus") e fica na região lombar traseira (lomborum). O pronator quadratus é um músculo quadrado que vira a palma do braço para baixo (pronação). Para muitos dos músculos, seus nomes permitirão que se saiba o que são, onde estão e o que fazem. Para pessoas com aptidão linguística, este método de memorização é bastante eficiente.

Loading...

Apelidos

O músculo supraspinatus tem uma função principal para estender as laterais dos braços em aproximadamente 15 cm, que é quase a mesma distância na qual uma pessoa seguraria uma mala. Por essa razão, esse músculo também é conhecido como "músculo da mala", também chamado de "mala-spinatus". E apesar do apelido soar bobo, ele faz uma ligação do nome com sua localização e função, facilitando a memorização. Alguns músculos, como o supraspinatus, já possuem apelidos mas qualquer um pode dar a eles apelidos alternativos. Tudo é aceitável ao se estudar para uma prova, apenas certifique-se de se lembrar do nome verdadeiro na hora.

Formas de memorização

O ILS é um acrônimo comum para o grupo muscular eretor da espinha: illicoastalis, longissimus e spinalis. Uma forma de memorização comum é usar essas letras para criar frases divertidas para ajudar na memorização. No entanto, outro problema que isso envolve é o fato de que será necessário lembrar o significado verdadeiro de cada letra. Mesmo assim, o objetivo da forma de memorização é impulsionar a memória na direção certa.

Mãos à obra

Uma das melhores coisas sobre anatomia é que ela é mais do que apenas algumas figuras em uma página. É uma ciência sobre a qual todos têm conhecimento, já que todos possuem corpos. Os alunos podem conhecer a si mesmos (ou a seus colegas de turma) muito bem a partir da observação e do apalpamento dos músculos em si mesmos e nos outros. Isso funciona muito bem para alunos de massagem terapêutica, que precisam tocar uns nos outros como parte do curso. Mas os estudantes de outras disciplinas podem se beneficiar da exploração manual. Em seguida, encontre algumas canetas marcadoras com tinta solúvel em água e divirta-se delineando e escrevendo nos músculos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...