Como um fisioterapeuta conserta uma "costela travada"

A disfunção das costelas é uma frequente causa de dores nas costas e no peito

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

A disfunção das costelas é frequentemente a causa de dores na parte superior das costas e no peito em muitos pacientes. Tal fato é normalmente uma surpresa para a maioria porque costumamos pensar na caixa torácica como uma cavidade óssea que não se move. Mas cada vez que respiramos, as costelas se expandem e contraem. Uma costela disfuncional não se move com o resto da caixa torácica e, portanto, pode-se dizer que está "travada".

"Costela travada"

Causas e sintomas

A "costela travada" pode ser resultado de uma má postura, trauma muscular pelo desalinhamento da coluna ou mesmo por levantar de forma imprópria. A disfunção pode resultar em dificuldade para respirar, restrição de movimento, espasmos musculares e dores em outras áreas do corpo.

Tratamento

Para corrigir essa disfunção, um fisioterapeuta ajusta e alinha as articulações nas costelas através de um regime de fisioterapia. A fisioterapia fortalece as articulações e os músculos, os quais podem ter causado o desconforto. Massagens, compressas de água morna e de água fria também são tratamentos para a costela desalinhada este tipo de disfunção.

Fisioterapia

Existem diversas formas de fisioterapia que se pode receber por uma lesão desse tipo. Exercícios de respiração profunda e e de estabilização axial podem ser promovidos pelo fisioterapeuta, os quais alongam o tecido para aliviar a pressão. A mobilização torácica sem impulso é uma técnica de massagem direta na região das costelas. Uma nova forma de terapia é a liberação miofascial. A fáscia é um tecido conectivo delicado que une músculos e ossos. Essa terapia alivia a dor e permite que as fibras do tecido se reorganizem, tornando-as mais flexíveis e funcionais.

eHow Brasil
×