A maneira mais rápida de assentar azulejos

Escrito por billy mccarley | Traduzido por angelica almeida de araujo
A maneira mais rápida de assentar azulejos
Se prestar atenção nos detalhes e planejamento, a colocação dos azulejos será feita rapidamente e com precisão (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Embora existam muitas maneiras de se assentar azulejos, uma delas é verdadeiramente mais rápida. Se prestar atenção nos detalhes e planejamento (material e desenho), pode ter certeza que a colocação dos azulejos será feita rapidamente e com precisão. Se estiver planejando colocar o azulejo por conta própria e quiser que o processo seja o mais rápido possível, então, observe as técnicas e ferramentas existentes para que possa alcançar sucesso em seu trabalho.

Materiais e ferramentas

Existem algumas ferramentas e materiais que vão fazer o seu trabalho ir mais rápido. Compre rejunte e argamassa pré-misturados. O fato de que você não vai precisar misturar os produtos já economiza 10% do seu tempo. Adquira também espaçadores de azulejo para o ajuste das peças no chão. Compre também uma desempenadeira dentada e uma linha de giz para marcação para marcar o desenho dos azulejos. Fazer o desenho destes antes de começar a assentá-los vai acelerar bastante o processo.

Técnicas

Planeje o ajuste dos azulejos e coloque-os no chão para o teste. Um dos maiores problemas na colocação de azulejos é a falta de planejamento. Coloque certa quantidade de azulejos no chão, ponha os espaçadores e veja se o encaixe dá certo.

Encontre o centro da área que você irá colocar o azulejo e prenda a linha de giz. Por exemplo, se você estive assentando azulejo no chão, encontre o centro dos dois lados e prenda a linha, formando uma cruz no centro do piso. Comece a assentar os azulejos a partir dessa marca. Saber exatamente onde começar vai economizar ainda mais seu tempo.

Algo que se deve ter em mente ao começar a colocar o azulejo pelo centro é que será preciso cortar as peças nas duas laterais da parede. Portanto, é melhor começar a assentar um azulejo inteiro na entrada do cômodo e seguir desse modo até o fim.

Use a desempenadeira para espalhar a mistura de argamassa na superfície. Assente os azulejos no chão, alinhando-os pelos encaixes para deixá-los nivelados. Use os espaçadores para dar o espaço exato ente as peças.