×
Loading ...

A maneira mais rápida de esfriar batatas

Atualizado em 21 novembro, 2016

Muitas receitas utilizam batatas cozidas como um ingrediente. Batatas duplamente assadas, gnocci, salada e outros grandes pratos requerem-na resfriada. Infelizmente, quando saem do forno estão como vapor e quase impossíveis de lidar com facilidade. Apesar de uma toalha de cozinha ajudar quando se trabalha com a proverbial "Batata Quente", esfriá-la é outra opção, e algumas receitas exigem que ela seja temperada em temperatura ambiente.

Batatas recém-assadas são muito quentes para descascar e manusear (Seiya Kawamoto/Lifesize/Getty Images)

Cortar

Após a batata estar assada, use uma toalha de cozinha para lidar com ela. Corte-a em cubos ou pedaços e espalhe essas peças em um prato ou em um suporte de metal para que o ar circule e as resfrie. Descasque os pedaços de pele das peças depois de terem sido resfriados. Para saladas e outros pratos que pedem um purê ou batata cortada em cubos, esta é uma boa maneira de se refrescar o tubérculo.

Loading...

Batatas cortadas ao meio

Corte-a longitudinalmente antes de assar. Para receitas, como duas batatas cozidas ou purê, este é um bom método para cozinhar mais rápido, bem como resfriar mais rápido também. Depois de tirar do forno, coloque as metades em uma travessa e deixe que o ar circule e as resfrie. A pele vai se formar sobre as duas metades, mas pode ser retirada ou deixada.

Geladeira

Coloque a batata cozida na geladeira para resfriar. Deixe-a em temperatura ambiente durante 5 a 10 minutos antes de colocá-la no refrigerador. Não coloque a batata quente perto de outros alimentos, ou alimentos perecíveis, como carne ou leite, uma vez que irá liberar o vapor na geladeira enquanto esfria, esquentando itens em volta.

Água fria

Coloque a batata quente em uma tigela ou embrulhe em um saco de plástico a prova de calor. Encha uma tigela com gelo e água fria. Coloque a tigela com a batata ou o saco plástico, na água gelada. Troque a água com gelo conforme necessário para refrescar o tubérculo do qual se fará uso.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...