Maneira recomendada de conectar uma fibra óptica a um switch com interfaces Ethernet

Escrito por rhian hibner | Traduzido por juscelino dorneles aleixo filho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Maneira recomendada de conectar uma fibra óptica a um switch com interfaces Ethernet
Cabo de Ethernet com conector RJ-44 macho (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Conectar uma fibra óptica a uma rede Ethernet é um processo que não deixa muito espaço para erros — se você cometer um erro preparando o cabo de fibra óptica, será forçado a cortar a ponta danificada e tentar novamente.

Outras pessoas estão lendo

Preparando o cabo para uso

Preparar o cabo de fibra óptica requer o uso de ferramentas especializadas. Você precisará de uma ferramenta especial de corte desenhada para o corte do núcleo de vidro sem esmagá-lo. Também será necessário um tipo especial de cola para juntar os conectores (normalmente são redondos, produzidos de metal — provavelmente os que se lembram dos antigos cabos coaxiais de Ethernet devem estar familiarizados com estes conectores.).

Com as ferramentas apropriadas, cortar a fibra óptica é provavelmente a parte mais fácil. A parte mais importante do processo é usar a ferramenta de moagem para polir as pontas do cabo a fim de que a luz seja transmitida de forma apropriada — esta é também a parte mais fácil de se cometer erros. Mesmo um técnico experiente pode esperar refazer o procedimento pelo menos algumas vezes todos os dias. Avanços recentes na tecnologia podem reduzir ou até mesmo eliminar a necessidade de polir o cabo, o que variará de acordo com o tipo de conector usado.

Finalmente, você precisará conectar o conector na ponta do cabo. Alguns conectores usam cola, enquanto outros são conectados mecanicamente, como comprimindo ligeiramente o revestimento do cabo. Independente do método utilizado, o conector precisará ser colocado de maneira apropriada para que a fibra seja alinhada com o receptor.

Depois de finalizar os procedimentos com um cabo, você terá que refazer o procedimento, pois o cabo de fibra óptica é unidirecional. Você precisará de dois cabos individuais para completar o circuito, mas a maioria das fibras vem em pares ou em grupos múltiplos de dois.

Adaptadores de mídia

Assim que o processo de preparação do cabo esteja finalizado, conectar a fibra óptica se torna um pouco mais simples, mas o processo ainda requer uma peça dispendiosa de hardware conhecida como adaptador de mídia, que é um dispositivo simples. Tipicamente, o modelo usado em residências é uma pequena caixa de metal que possui um receptor e um transmissor óptico, um chip que transforma o sinal de uma forma a poder ser transmitida através do cabo de Ethernet padrão, feito de cobre. Os adaptadores de mídia normalmente requerem uma fonte de energia externa.

Conecte a fibra em um terminal e plugue o cabo de Ethernet no outro terminal. Plugue o adaptador de mídia na tomada, e conecte a outra ponta do cabo de Ethernet no Switch (ou em qualquer outro dispositivo de rede que você esteja utilizando).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível