Maneira mais segura de descer rampas em uma cadeira de rodas

Escrito por lee morgan | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Maneira mais segura de descer rampas em uma cadeira de rodas
Desça rampas com segurança (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Cadeiras de rodas são o principal meio de transporte para algumas pessoas com deficiência ou feridos. Aprender a como se locomover com segurança em uma cadeira de rodas pode levar algum tempo para se acostumar. Uma situação em que podem ocorrer acidentes é ao descer rampas. Alguns princípios fundamentais devem ser lembrados para garantir que você passe por rampas com segurança.

Outras pessoas estão lendo

Verifique se há obstáculos

Todas as rampas não são construídas da mesma forma. Observe a rampa ou declive que você está prestes a atravessar e verifique se há obstáculos que possam representar um perigo para você e sua cadeira. Detritos espalhados pela rampa ou rachaduras naquelas em má estado de conservação podem causar problemas conforme você tenta passar por ela. Observe o fim da rampa, no ponto em que ela se encontra com o caminho, e verifique se essa é uma transição suave ou se está mal projetada e vai exigir que você passe e colida em alguma fenda.

Mudança de peso

Desloque o peso de seu corpo para a parte de trás da cadeira e não se incline para frente. Prossiga lentamente descendo a rampa, especialmente se você estiver começando a usar cadeira de rodas e sente-se na cadeira para evitar que ela tombe para frente. Isso poderia causar graves acidentes. Depois de ter se acostumado a descer um declive lentamente, você será capaz de se mover mais rapidamente assim que se sentir confortável. Mantenha sempre alguma pressão sobre os freios para impedir que a cadeira desça livremente - caso contrário, ela pode chegar a uma velocidade incontrolável mais rapidamente do que você possa imaginar.

Esteja ciente do apoio para os pés

Leve em consideração o ângulo de descida da rampa, assim como a altura dos apoios para os pés. Quando a cadeira de rodas atingir o final da rampa e tentar nivelar com o solo, os apoios podem se prender ao chão e fazer com que você seja jogado para fora da cadeira. Se a rampa estiver propriamente construída, então esse não deve ser um problema. Prossiga lentamente por rampas pelas quais você nunca tenha passado anteriormente até ter certeza de que os apoios não irão ficar presos.

Pratique e procure ajuda

Pratique descer rampas com ajuda ou supervisão de alguém. Tente descer pequenas rampas primeiro e, em seguida, tente gradualmente em rampas mais íngremes até que você se sinta confortável para descer sozinho. Isso vai prepará-lo para os momentos em que você encontrar rampas íngremes para as quais precisará de ajuda para descer. Sempre peça ajuda se você não estiver completamente confiante de que consegue descer sozinho.

Características de rampas perigosas

Verifique se há rampas ou inclinações perigosas ou construídas de maneira inadequada. Os sinais de que uma rampa não é segura incluem o fato de a altura dela ser superior a 2,5 cm para menos de 30 cm de comprimento, aterragens na parte superior ou na parte inferior de uma rampa que não estão ao nível do solo, a ausência de transições no final da rampa ou superfícies que não são feitas de material antiderrapante.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível