Maneira simples de fazer chantilly

Escrito por m.h. dyer Google | Traduzido por ana luisa takahashi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Maneira simples de fazer chantilly
Qualquer fruta fica deliciosa coberta com chantilly caseiro (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Se você já teve a oportunidade de saborear um verdadeiro creme de chantilly em sua sobremesa, sabe que a versão enlatada não chega aos pés do verdadeiro chantilly. O chantilly real também é mais saudável por não conter produtos químicos, conservantes ou outros aditivos. É surpreendentemente simples fazer chantilly em casa.

Creme

O melhor creme para chantilly é o que possui um alto nível de gordura. Use creme de leite ou creme de leite fresco pesado, que possua um índice de nata com 36 a 40% e que seja capaz de resultar um chantilly que chegue ao ponto facilmente e consiga manter a forma. Creme de leite regular, que possui um índice da nata de 30% é aceitável, porém não tem o ponto ou mantêm a forma como o creme mais pesado. Evite creme de leite light ou meio-a-meio que possa desmontar se não houver manteiga o suficiente para criar uma cobertura espessa e macia que consiga manter a forma.

Gelando

Os melhores chantillys são aqueles em que o creme de leite e todos os utensílios estejam totalmente gelados. Deixe o creme gelar no congelador por até 15 minutos antes de batê-lo, mas nunca deixe o creme congelar. Gele no congelador os equipamentos, incluindo a tigela, batedores ou o batedor de arame, por 15 a 20 minutos. Em seguida, coloque a tigela gelada em uma tigela maior com gelo em seu interior para manter o creme gelado enquanto você bate.

Usando a batedeira elétrica

Despeja uma xícara de creme de leite gelado na tigela fria. Use uma batedeira elétrica para bater o creme em uma velocidade mínima até que ele comece a borbulhar – cerca de 20 a 30 segundos. Mude a batedeira, deixando na velocidade média batendo o creme por volta de 10 a 15 segundos, ou até que ele comece a engrossar, ligando a batedeira na velocidade máxima em seguida. Com a batedeira trabalhando, adicione duas colheres de sopa de açúcar comum ou de confeiteiro. Continue batendo até que o açúcar se misture e o chantilly ganhe a consistência desejada. Tenha cuidado, principalmente quando ligar a batedeira na velocidade máxima, pois o chantilly rapidamente vira manteiga.

Batedor de mão ou de arame

É rápido fazer chantilly com uma batedeira elétrica, mas também é possível fazê-lo com um batedor de mão ou um batedor de arame. O batedor de mão ou o batedor de arame podem levar o dobro do tempo dependendo do quão rápido você é capaz de bater o creme de leite, mas o resultado final sempre é o mesmo.

Dicas

Os dois tipos de açúcar mencionados na receita funcionam bem, mas o açúcar comum dissolverá mais rápido e resultará em um creme mais macio. Adoçantes artificiais em pó pode ser usados no lugar do açúcar. Algumas gotas, ou entre 1/2 e 1 colher de chá de essência de baunilha acrescenta sabor ao chantilly. Outros aromas, que são adicionados juntos com o açúcar, incluem extrato de amêndoa, café, canela, cacau, raspas de frutas cítricas ou licor.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível