×
Loading ...

Maneiras de alcançar notas graves no canto

Atualizado em 20 julho, 2017

Aumentar o alcance de graves no canto melhorará a sua produção tonal e a habilidade de atingir notas agudas. Estendendo o alcance, as cordas vocais se expandem e tornam-se mais flexíveis. Isso torna possível alcançar tanto notas graves quando agudas. Praticar diariamente é a chave para desenvolver a voz de forma a alcançar notas graves durante o canto.

Baixar o alcance vocal aumentará a sua flexibilidade (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Exercícios com piano

Cante uma nota na parte baixa da sua zona de conforto. Ela deverá sair com facilidade. Após encontrá-la, localize o mesmo tom no piano e solfeje uma escala maior inteira descendo para notas mais graves. Faça isso o mais lentamente possível sem tensionar a voz. Esse exercício ajudará a expandir o alcance de notas graves com o tempo. Sempre inicie a prática com ele.

Loading...

Flexibilidade

Desenvolver a flexibilidade vocal ajudará a relaxar as cordas vocais e expandir o alcance de graves. Escolha uma nota que esteja no meio do seu tom e pule para uma quinta justa. Então, lentamente, abaixe o tom da escala cromática de volta à nota original. Pratique esse exercício continuando a baixar a nota inicial meio tom por vez até chegar à parte mais grave do seu alcance.

Bocejando

Faça sons como se estivesse bocejando e pule uma oitava para cima e de volta para baixo. Faça isso diversas vezes em semínimas; tome cuidado para não tensionar a voz. Como em todos os exercícios, pratique esse em diversas tonalidades, baixando-as lentamente em escalas cromáticas. Termine o exercício subindo na escala também. Toda vez que você expande o alcance de graves ou agudos, aumenta o outro lado também.

Semínimas

Pratique os fragmentos da escala em semínimas usando a mesma técnica vocal do bocejo. Pronuncie a sílaba "di" e solfeje as semínimas começando com Sol. Cante a seguinte progressão de notas e desça meio tom para o próximo conjunto: Sol -- Sol# -- Lá -- Lá# -- Si -- Lá# -- Lá -- Sol# -- Sol. Sustente o Sol por quatro batidas e abaixe o tom para Fá#.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...