Maneiras de fazer alguém se sentir melhor

Escrito por megan smith | Traduzido por morgana nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Maneiras de fazer alguém se sentir melhor
Siga alguns passos para fazer a seu amiga se sentir mais segura

Se você tiver uma amiga que está depressiva, deprimida, ou simplesmente triste, pode ser difícil saber o que fazer para fazê-la se sentir melhor. Embora sua primeira reação pode ser a de evitar a pessoa até que ela esteja mais divertida novamente, lembre-se, existem passos que você pode tomar para fazer a seu amiga se sentir mais segura e que você está ao lado dela. Se ela ou um membro da família for suicida, entre em contato com os bombeiros imediatamente.

Outras pessoas estão lendo

Depressivo ou apenas triste?

Se houver uma razão circunstancial para a tristeza da sua amiga, muito provavelmente ela não está clinicamente depressiva e a tristeza passará. Se parecer distante, tiver dificuldade em fazer atividades cotidianas ou parecer chateada por nenhuma razão, ela pode ter depressão clínica. Se você não sentir que é o seu papel recomendá-la ajuda médica, avise a um membro da família que ela pode estar clinicamente deprimida e sugira que consulte um psicólogo para uma terapia e tratamento posterior. Se essa pessoa estiver lidando com uma separação ou com uma morte na família que aconteceu recentemente, pode apenas precisar de tempo para lamentar e precisa de um amigo para apoio emocional.

Maneiras de fazer alguém se sentir melhor
Dê apoio emocional se sua amiga precisar (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Visitas animadas e ligações

Ligue para sua amiga todos os dias, mesmo se vocês só se falarem por alguns minutos. Você está plantando a semente na cabeça dela de que você se importa, que está lá para ela e a apoia. Mesmo que pareça que ela não quer falar ou gostaria de ser deixada sozinha, ligue todos os dias. Tente não se sentir rejeitado ou com raiva se sua amiga não sentir vontade de conversar alguns dias. Se ela gostar de receber visitantes, faça uma visita por alguns minutos com pequenas surpresas, como biscoitos, um bicho de pelúcia ou uma sopa caseira. Trate-a como se ela estivesse doente com gripe. Não pergunte quando ela se sentirá melhor ou diga-a para sair dessa. Evite frases como "eu entendo", porque provavelmente você nunca passou pelo mesmo problema e não entende exatamente o que a sua amiga está passando.

Maneiras de fazer alguém se sentir melhor
Ligue para sua amiga todos os dias (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Quando procurar ajuda

Se sua amiga se tornar afastada, recusar-se a responder as suas ligações ou deixar de cuidar de si mesma por conta própria, é hora de procurar um profissional e pedir ajuda. Se ela tiver dito algo destrutivo, como "eu vou me matar" ou "eu vou matar alguém", ligue para o 190 ou para os bombeiros imediatamente. É melhor prevenir do que remediar, e sua amiga agradecerá a sua atenção a longo prazo. Aja imediatamente se ela lhe pedir ajuda ou disser que há algo de muito errado. Embora possa ser mais fácil esperar que tudo esteja bem e não agir de acordo com seus instintos, se você realmente se preocupa com o bem-estar de sua amiga, levará a ajuda que ela precisa e merece.

Maneiras de fazer alguém se sentir melhor
Se sua amiga se tornar afastada por nenhuma razão, procure ajuda (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível