×
Loading ...

Maneiras de fazer um arco-íris sem o sol

Atualizado em 17 abril, 2017

A luz solar parece ser branca, mas, na verdade, é vermelha, laranja, amarela, verde, azul e violeta. Um arco-íris é feito quando a luz solar passa pelas gotas de chuva. Os pingos agem como minúsculos prismas curvando a luz branca, por isso o que vemos é um bando de cores. Os arco-íris podem ser replicados com apenas luz, água e alguns objetos domésticos.

As bolhas de sabão causam o aparecimento de arco-íris na luz (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Detergente

Coloque uma tampa de plástico transparente, com o lado da borda para cima, no topo de uma lanterna acesa. Coloque várias gotas de detergente na tampa. Adicione água o suficiente para encher a base dela. Use uma extremidade de um canudo para mexer a mistura e a outra para soprar bolhas de arco-íris.

Loading...

Espelho e panela

Encha uma panela rasa a 1/4 da sua capacidade com água e coloque um espelho na borda da lateral. Coloque uma lâmpada ou uma lanterna para que a luz brilhe diretamente sobre o espelho. Segure um pedaço de papel branco para pegar o reflexo da luz. Um arco-íris deve aparecer na borda desse reflexo.

Espelho e copo de vidro

Escolha um quarto escuro com paredes brancas. Encha um copo de vidro com água. Coloque um espelho pequeno dentro do copo e incline-o lentamente para cima. Ligue uma lanterna ou uma luz de uma lâmpada no espelho. Um arco-íris aparecerá na parede branca.

CD

Coloque o lado em branco de um CD em uma superfície estável. Desligue as luzes e acenda uma lanterna sobre ele. Com a outra mão, segure um pedaço de papel branco para que a luz que reflete do CD brilhe sobre ele. Isso criará um arco-íris.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...