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Maneiras de aumentar a participação no mercado

Atualizado em 21 novembro, 2016

A participação de mercado é a medida da porcentagem total de negócios que sua empresa tem em relação a seus concorrentes em um determinado mercado. Como ela está diretamente associada com a lucratividade, aumentá-la é um objetivo comum tanto entre empresas grandes como pequenas. Você pode aumentar a sua parcela de mercado de diversas maneiras, inclusive modificando o seu produto ou serviço, os preços e métodos de promoção, ou aumentando o investimento no seu marketing e na propaganda. Pode-se também gerar este aumento simplificando os métodos de distribuição e logística.

A participação de mercado é a porcentagem total de negócios que sua empresa tem em relação a seus concorrentes (Image Source/Digital Vision/Getty Images)

Vender mais aos clientes atuais

Pode ser bem mais fácil aumentar a sua parcela de mercado vendendo mais aos clientes existentes do que conquistar novos. Tente aplicar a regra do "80/20", o que significa que você deve se concentrar em vender para os 20 por cento ou mais de clientes que compõem 80 por cento dos seus negócios. Apesar deste princípio não poder ser aplicado a todas as empresas, ele é a chave para concentrar seus esforços nos clientes de maior valor e recorrentes. Use correspondências, e-mails, cupons online e descontos direcionados a eles para os atrair e incentivá-los a comprar mais de você.

Reconquistar clientes antigos

Outra forma de aumentar a parcela de mercado é tentar reconquistar antigos clientes. Para fazer isso, precisa entender por que esses clientes não fazem mais negócios com você. Entre em contato com eles e ofereça um cupom ou um desconto para o preenchimento de uma pesquisa. Faça várias perguntas sobre por que não negociam com você mais, e o que você pode fazer para reconquistá-los. Muitos vão fornecer um feedback honesto que você poderá usar para inseri-los novamente em sua base de clientes.

Experimentar tipos diferentes de canais

Usar diferentes tipos de canais de marketing também poderá ajudá-lo a aumentar a parcela de mercado. Por exemplo, se você estiver usando mala direta como sua tática principal de marketing, tente usar outros, como televisão, rádio e mídia impressa ou online. Experimente diferentes canais de marketing e venda, por meio do networking, telemarketing, programas de fidelização e marketing de rede social.

Visar um segmento novo do mercado

Tente entrar em um novo segmento de mercado. Por exemplo, se você atualmente vende principalmente para mulheres entre 40 e 45 anos que não usam a tecnologia frequentemente, poderia tentar vender o seu produto ou serviço para um novo mercado, como o de mulheres com menos de 30 anos que usam a tecnologia com frequência. Precisará usar os canais de marketing que atraiam estes segmentos diversos caso pretenda usar esta estratégia. Pessoas que têm muito contato com tecnologia estão mais propensos a responder a formulários de publicidade online.

Diversificar

Diversificação significa chegar com uma nova ideia de produto ou serviço em seu mercado, ou fazer uma melhoria nos já existentes. Porém, é importante observar o custo e benefício desta estratégia. Apesar da introdução de um novo produto ou serviço ou rever o existente poder ocasionar um grande aumento na participação de mercado, também é caro e tem um grande risco.

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