×
Loading ...

Maneiras criativas de escrever cartas de agradecimento

Atualizado em 17 abril, 2017

Muitas vezes, não conseguimos expressar adequadamente o quão gratos somos àqueles que nos fizeram grandes favores, que nos deram presentes ou mesmo que nos apoiaram em certas situações. Por isso, é difícil encontrar maneiras apropriadas e criativas de demonstrar essa gratidão.

Até um simples obrigado mostra um pouco da sua gratidão (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Citações, letras e poesias

A maioria das pessoas tem algum motivo para sentir gratidão -- incluindo os autores, poetas e compositores que escreveram sobre esse assunto. Use suas citações e provérbios favoritos em seu agradecimento. Por exemplo, segundo um provérbio da Malásia: "É possível pagar até um empréstimo de ouro, mas nunca se pode pagar uma dívida com aqueles que lhe fazem o bem." Da mesma forma, pode-se usar uma citação de Oscar Wilde: "Até o menor ato sincero de bondade vale mais que a melhor intenção." Também pode-se colocar letras de músicas ou escrever um poema de autoria própria. Um poema curto que vá direto ao ponto é tão efetivo quanto um poema longo, mais simbólico.

Loading...

Fotos e outras recordações

Em vez de apenas dizer, mostre sua gratidão! Colocar fotografias em sua carta é uma ótima ideia. Se você está agradecendo por um presente, como uma bolsa nova, por exemplo, tire uma foto usando-a e mostre o quão feliz ficou com o presente. No caso de um agradecimento mais geral, é legal escrever um certificado com o nome da pessoa. Indique o motivo de sua gratidão no certificado, como: "Por um desempenho excepcional como treinador."

Guloseimas e lembrancinhas

Incluir um doce ou alguma lembrancinha no bilhete de agradecimento é uma forma de retribuir o favor ou o presente recebido. Considere anexar uma mensagem relacionada à situação pela qual você é grato. Uma ideia é fazer um doce ou cupcake e escrever como: "Você é uma doçura!" Ou, ainda, no caso de uma vela, pode-se escrever: "Obrigado por ter iluminado meu caminho quando tudo era escuridão." Se você está agradecendo por um buquê de flores, por exemplo, prensar as pétalas e colá-las em um cartão junto a uma mensagem sincera de agradecimento mostra o quanto elas significaram pra você.

Apresentação e embalagem

A apresentação da sua mensagem cria uma atmosfera que contribui para transmitir sua sinceridade e gratidão. Assim, você pode usar um cartão condizente com a situação pela qual é grato, e não um cartão genérico. Algo divertido e peculiar funciona bem para um agradecimento informal, enquanto um papel mais sofisticado funciona melhor para casos formais. Fazer um pacote criativo, como colocar um bilhete em uma garrafa, também é um artifício bacana para criar o contexto desejado.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...