Mais
×

Maneiras divertidas de aprender sobre formas no jardim de infância

Atualizado em 23 março, 2017

Aprender sobre as formas é uma atividade comum para crianças na pré-escola e no jardim de infância. Os professores e os pais muitas vezes procuram maneiras divertidas de ensinar sobre quadrados, triângulos, círculos, diamantes, retângulos, ovais e corações. Quando as crianças terminarem o jardim de infância, elas já saberão essas formas. Uma variedade de atividades divertidas pode ajudar os alunos a aprenderem.

Ensine as crianças do jardim de infância sobre formas usando atividades divertidas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Formas da sala

Em uma sala de aula, o professor pode desenhar várias formas no quadro e explicar as características de cada uma. Em seguida, pode pedir aos alunos para olharem ao redor e encontrar itens que estão em determinadas formas. Por exemplo, peça aos alunos para encontrarem algo na sala que seja na forma de um círculo; os alunos podem apontar para o relógio ou uma imagem do sol.

Faça um livro com formas

Os professores podem usar o tempo na aula de arte para ensinar às crianças sobre formas. Dê aos alunos um pedaço de papel em branco e peça que criem uma página sobre uma forma. Peça para eles desenharem a forma e forneça imagens recortadas de revistas que ilustram essa forma. Repita esse processo para que cada criança produza uma página com quadrados, círculos, diamantes, corações, ovais, triângulos e retângulos. Grampeie as páginas e deixe que as crianças criem títulos para cada página do seu livro de formas.

Corrida das formas

Corte duas fotos de cada uma das formas que os alunos estão aprendendo e coloque uma de cada em duas caixas de um lado da sala de aula. Divida os alunos em duas equipes e deixe as equipes se alinharem no outro lado da sala. Explique que, quando o jogo começar, você dirá uma forma. O primeiro jogador de cada equipe deve correr para a caixa de formas e encontrar a correta. Quando os primeiros jogadores encontrarem a certa, ele deverá trazer a sua forma de volta e o próximo jogador pegará a próxima. Continue o jogo até que todas as formas sejam removidas das caixas.

Jogo dos padrões

As crianças no jardim de infância começam a aprender sobre padrões. Usar uma atividade que combina formas e padrões é uma maneira divertida de ensinar às crianças sobre ambos os assuntos. Comece desenhando várias formas no quadro. Conforme você desenha as formas, descreva e explique as características de cada uma e, em seguida, desenhe um padrão. Por exemplo, desenhe um triângulo, um círculo, um triângulo e outro círculo. Pergunte às crianças que forma vem a seguir no padrão. Aumente a dificuldade e faça padrões mais difíceis usando mais formas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article