Maneiras divertidas de ensinar alunos da pré-escola sobre a história de Jonas e a baleia

Escrito por jim radenhausen | Traduzido por andressa v. da nobrega
Maneiras divertidas de ensinar alunos da pré-escola sobre a história de Jonas e a baleia
Atividades divertidas ajudam as crianças em idade pré-escolar a aprender a história de Jonas e a baleia (George Marks/Retrofile/Getty Images)

Crianças em idade pré-escolar aprendem que Jonas desobedeceu a ordem divina na história de Jonas e a baleia, e terminou passando três dias no estômago de uma baleia antes de suas orações levarem Deus a perdoá-lo. Os instrutores usam atividades divertidas para aumentar a diversão das crianças e a sua compreensão da história bíblica, assim como para ensinar que a desobediência frequentemente tem consequências.

Artes e artesanato

Atividades artísticas para a pré-escola servem para ilustrar o momento em que Jonas encontra a baleia. As crianças desenham Jonas, uma baleia e as ondas do oceano sobre um prato de papel, enquanto o instrutor corta o interior de outro prato. Depois de colocar papel celofane azul entre os pratos e esticá-lo, o instrutor grampeia os pratos juntos. As crianças podem colorir as bordas dos pratos ao redor de Jonas e da baleia.

Para outra atividade artística, as crianças podem desenhar Jonas em um dos lados de um pregador de roupas e cobrir um copo descartável com a abertura de uma meia preta do tamanho adulto. A abertura da meia funciona como a boca no centro da aba, enquanto que o excesso de meia no fundo do copo serve como cauda. O instrutor amarra uma ponta de cordão com 46 cm ao redor do pregador de roupas e a outra ponta por um furo feito na borda do copo. As crianças tentam então colocar Jonas dentro da boca da baleia.

Interpretação dramática

As crianças podem encenar a história de Jonas e a baleia e aprender sobre as consequências da desobediência. Com materiais de apoio, como uma cadeira e um grande lençol representando o barco e a baleia, respectivamente, o instrutor interpreta Deus enquanto as crianças se revezam como Jonas. As crianças se recusam a seguir as ordens de "Deus" de ir à Nínive e pregar o arrependimento. Enquanto "Jonas" vai para o barco, outras crianças começam a "tempestade", jogando itens como lençóis, almofadas e bichinhos de pelúcia ao redor do barco. Quando Jonas pula do barco, as crianças agarram a "baleia" e jogam sobre ele. Enquanto está "dentro" da baleia, Jonas reza a Deus pedindo perdão. Assim que as crianças removerem o lençol, Jonas fala com Deus e prega o arrependimento às outras crianças, que agora interpretam os moradores de Nínive.

Jogos

Crianças da pré-escola distinguem entre fugir e obedecer Deus em um jogo de três passos. Com as crianças em uma fila de frente para o instrutor e com o instrutor de frente para a direção oposta, o instrutor lê várias situações hipotéticas. As crianças dão três passos para a frente se ela obedece a Deus, ou três passos para trás se foge e desobedece. Depois de ler a última situação, o instrutor explica que apesar das crianças se movem na direção ou para longe de Deus, Deus nunca se afasta.

As crianças ajudam Jonas a sobreviver na atividade "Jonah and the Whale" (Jonas e a baleia), encontrada no site "Our Lady of Zeitun Online". Basta usar as setas do teclado para movimentar Jonas. Tubos internos e peixes dão aos jogadores uma proteção temporária das baleias, enquanto as maçãs temporariamente aumentam a velocidade. O jogo termina quando a baleia engole Jonas. Para um jogo não competitivo, o site "A Kid's Heart" oferece o "Catch a Jonah" (Pegue um Jonas), no qual as crianças movem o mouse para pegar Jonas com a baleia.

Labirintos e quebra-cabeças

Crianças em idade pré-escolar tentam encontrar o caminho em labirintos imprimíveis de Jonas e a baleia, encontrados no site "BibleWise". "Jonah and the Great Fish Maze" (Jonas e o grande labirinto de peixes) desafia as crianças a alcançarem Jonas no estômago da baleia, enquanto o labirinto "Oh No, Jonah" (Oh, não, Jonas) desafia as crianças a encontrarem o caminho para Jafa e depois para Nínive. No site "A Jid's Hear", as crianças montam quebra-cabeças descrevendo a captura de Jonas pela baleia. As opções incluem quebra-cabeças animados e com peças deslizantes.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível