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Maneiras divertidas de ensinar o ciclo de Krebs

Atualizado em 23 março, 2017

Ensinar o ciclo de Krebs de uma forma interessante é possível quando você se preocupa com as necessidades dos alunos. Apresente os conceitos do ciclo de Krebs de maneira divertida usando organizadores gráficos, processos mnemônicos de organização de anotações, modelos mnemônicos, música e atividades de modelar. Ensine os passos utilizando formatos de organização de anotações como cartões de anotação, esboços e o sistema Cornell. Use modelos mnemônicos para ajudar os alunos visuais e letras de música para ensinar conceitos. Esses métodos dependem da maneira com que o cérebro processa, armazena e recupera informações, permitindo o entendimento fácil e que eles se lembrem.

Aprender pode ser divertido quando o conceito é ensinado de uma maneira interessante (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Organizadores

Organizadores gráficos são uma maneira divertida de ensinar os detalhes complicados do ciclo de Krebs. Apresente os passos de uma maneira lógica utilizando esboços que separem as ideias principais dos detalhes. As ideias principais do ciclo de Krebs incluem o que resulta de uma molécula de Acetil-CoA -- 2 moléculas de CO2, 3 moléculas de NADH e 1 molécula de FADH2 e 1 molécula de GTP. Incentive seus alunos a tomarem nota, pois é uma estratégia de organização fácil de ser lembrada. Use o sistema mnemônico de organização Cornell para fazer uma lista de enzimas envolvidas nas conversões catalíticas na esquerda e uma lista de produtos correspondentes formados em cada um dos oito passos na direita.

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Modelo mnemônico

Os modelos mnemônicos utilizam representações para ajudar no entendimento e na recordação. O ciclo de Krebs é melhor descrito como um fenômeno cíclico, pois o ácido oxaloacético, sendo o produto inicial e final, liga-se a outra molécula de acetil-CoA para iniciar outra fase do ciclo.

Represente o ciclo de Krebs como um modelo de sequência em círculo com uma menção sobre o número de carbonos em cada estágio; 2-C acetil-CoA se combina com o 4-C oxaloacético para formar 6-C citrato, que passa por uma série de conversões catalisadas por enzimas; 6 moléculas de CO2 são liberadas como gás residual.

O método mnemônico também inclui imagens visuais. Marque as principais ideias em azul; o número de carbonos, as ideias secundárias em rosa; detalhes como a conversão de NAD e FAD, a produção de ATP, as moléculas de CO2 liberadas e as moléculas de H2O adicionadas em amarelo; assim como o oxaloacetato que é o produto inicial e final. Use isso como um esboço de imagem junto com palavras grifadas para fazer uma lista de enzimas e as reações moleculares envolvidas em cada estágio.

Aprendizado com letra de música

O aprendizado com letra de música utiliza nomes, odes ou rimas e música mnemônicos para ajudar a memória. Incorpore músicas e letras nas aulas para os seus alunos aprenderem de uma maneira divertida. Forneça o texto com a música para a codificação dupla; o cérebro processa o texto na esquerda e a música na direita. Use o processo mnemônico para ensinar os nomes das moléculas e enzimas no ciclo de Krebs; essa técnica afeta o aprendizado fazendo conexões e "truncamento". Incentive os alunos a ouvir a música do ciclo de Krebs e use-a junto com a letra e uma tabela mostrando o ciclo de Krebs para um aprendizado divertido por meio de música mnemônica.

Atividade de modelar

Nessa prática física dos mecanismos modelados dos estágios do ciclo de Krebs, o aluno utiliza um kit de ciclo de ácido cítrico com entradas, saídas e produtos residuais. Ele faz um ciclo com acetil-CoA por cada um dos oito estágios principais do ciclo de Krebs modelado em salas separadas chamadas estações; ele para em cada estação, escuta um áudio com instruções e completa cada estágio do mecanismo. O aluno fosforila moléculas, move porções de moléculas com energia para criar ATP, enche balões para representar o número de moléculas liberadas, acrescenta ou retira moléculas de água ou transforma NAD+ em NADH. Ele registra todas as adições e expulsões para e do sistema em um formulário de controle do ciclo de ácido cítrico.

O aluno deve repetir o ciclo de oito estágios, pois dois piruvatos de glicose precisam ser processados no ciclo de ácido cítrico. Incentive os alunos a anotarem as observações e deixar qualquer pergunta pertinente para discutir depois. Essa abordagem de ensino torna o aprendizado divertido.

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Referências

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