×
Loading ...

Maneiras divertidas para ensinar crianças pré-escolares sobre os opostos

Atualizado em 21 novembro, 2016

Ao ensinar em uma classe pré-escolar, um tema que um professor deve apresentar é o conceito de opostos. Ao fazê-lo, é importante usar uma variedade de atividades e jogos para tornar mais fácil a compreensão dos opostos para a classe. Há muitas maneiras divertidas de ensinar as crianças da pré-escola sobre isso.

As crianças podem aprender sobre o conceito dos opostos através da participação em diversas atividades divertidas na sala de aula (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Fichas de "dentro" e "fora"

Faça fichas de "dentro" e "fora" copiando várias fotos de cenas representativas, incluindo atividades internas e externas ou fotos de itens que pertencem dentro de casa ou ao ar livre —- como a grama e carpete — nas fichas pequenas. Crie fichas suficientes para dar um conjunto para cada criança. Use-as como um jogo de aprendizagem, pedindo para as crianças classificarem as imagens em uma pilha "de dentro" e "de fora".

Loading...

Dia e noite

Para ensinar os pré-escolares sobre o dia e a noite, dê a cada aluno uma folha em branco de desenho ou uma cartolina. Peça para desenharem uma linha no meio da folha, desenho de um sol de um lado do papel e escrevendo "dia" ao lado. Em seguida, peça para desenharem uma lua crescente, do outro lado da página, com a palavra "noite" ao lado. Instrua as crianças a desenharem um cenário diurno e outro noturno no papel abaixo do Sol e da Lua, respectivamente. No fim, deixe que elas expliquem seus desenhos. Termine a atividade pedindo para as crianças mencionem exemplos de atividades diurnas e noturnas.

"Chapéu dos opostos"

Uma atividade útil para ensinar os opostos é o "chapéu dos opostos". Pegue um pedaço de cartolina e corte-o em vários quadrados pequenos. Em cada pedaço da cartolina, escreva um par de opostos, como "levantar-se" e "sentar-se", ou "grito" e "sussurro". Coloque os quadrados em uma caixa ou um chapéu e peça para cada criança retirar um pedacinho do recipiente. Instrua as crianças a expressarem em ações o oposto escrito no pedaço de papel que lhes couber.

"Semana dos opostos"

Ensine os pré-escolares sobre opostos tendo uma semana temática dos opostos. Cada dia da semana, introduza um novo oposto, como "para cima e para baixo" ou "preto e branco", juntamente com uma atividade para corresponder à lição. No final da semana, deixe que as crianças usem algo oposto do que normalmente usa para a escola, como um pijama ou camisa de dentro para fora. Finalize a "semana dos opostos" com uma revisão de todos os opostos que as crianças aprenderam.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...