Maneiras divertidas e interativas para aprender adjetivos e advérbios

Escrito por miska rynsburger | Traduzido por jesse mourao
Maneiras divertidas e interativas para aprender adjetivos e advérbios

Atividades interativas proporcionam uma compreensão mais profunda das classes de palavra

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Em vez de simplesmente estudar os adjetivos e advérbios utilizando a leitura, traga essas classes de palavra para a vida real, envolvendo os alunos em jogos e atividades interativas. Assim, os alunos conseguem assistir, ouvir e ver o impacto que esses componentes têm sobre o significado das frases. De jogos de adivinhação a ilustrações criativas, faça os alunos compreenderem melhor os usos do adjetivo e do advérbio.

Outras pessoas estão lendo

Advérbio relâmpago

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Peça a dois alunos voluntários para saírem da sala de aula. No corredor, eles devem escolher secretamente um advérbio que irá descrever a maneira pela qual uma ação será feita, como "rapidamente", "calmamente" ou "suavemente". A classe irá escolher verbos que os dois alunos terão que executar conforme o advérbio escolhido para que a turma consiga adivinhar. Chame os alunos de volta à sala e oriente a classe a pedir que os voluntários façam a mímica usando o verbo solicitado, e de acordo com o advérbio escolhido. Os colegas poderão levantar as mãos quando adivinharem o advérbio, e o estudante cujo advérbio for adivinhado corretamente primeiro será o vencedor e irá competir contra um novo voluntário. O jogo continua com o vencedor da rodada anterior e um novo voluntário, que irão para corredor escolher outro advérbio.

Dicionário de figuras com advérbios

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Em pequenos quadrados de papel ou em um bloco de anotações, escreva um advérbio por cartão, como "estranhamente", "normalmente", "rapidamente" e "secretamente". Um aluno começa o jogo indo para a frente da sala e fazendo o desenho de uma figura realizando uma atividade conforme o advérbio; ele não poderá falar, agir ou fazer sons. O primeiro aluno a adivinhar corretamente o advérbio será o próximo artista do advérbio.

Catálogo de brinquedo de parque de diversão

Comstock Images/Comstock/Getty Images

A secretaria da escola deve ter um catálogo de brinquedos de parques de diversão que você pode pedir para mostrar à classe. Leia alguns parágrafos que descrevam as várias peças de brinquedos disponíveis para compra e identifique e liste os adjetivos usados​​. Divida a classe em equipes e dê a cada grupo uma folha branca de papel dobrada ao meio, como uma página de um catálogo. Instrua os alunos a desenhar o melhor brinquedo que eles possam imaginar. Cada ilustração deve incluir um pequeno parágrafo, com adjetivos descritivos e criativos, para convencer os clientes a comprar esse item. Peça aos alunos que troquem e leiam os catálogos uns dos outros. Destaque para toda a classe os parágrafos mais bem escritos.

Caixa de adjetivos

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Coloque duas caixas vazias na frente da turma, uma rotulada "substantivos" e outra "adjetivos". Na caixa dos substantivo coloque 30 quadrados de papel branco ou cartões de anotações com um substantivo escrito em cada um, e faça o mesmo para a caixa dos adjetivos, escrevendo um adjetivo em cada cartão. Use adjetivos criativos e inusitados, como "enorme", "dentuço" ou "fedido". Os estudantes devem pegar um cartão de substantivo e um de adjetivo das caixas e fazer um desenho relacionando os dois itens. Quando cada aluno tiver concluído seu desenho, reúnam-se em círculo e peça para cada um dizer qual o seu substantivo e adjetivo.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media