on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Maneiras divertidas de reciclar pneus

Atualizado em 17 abril, 2017

É possível reciclar quase qualquer coisa, mas algumas requerem mais atenção, como os pneus. Um pouco de imaginação é o bastante para ter um pouco de diversão ao reutilizá-los. No Brasil, cerca de 2,1 milhões de toneladas de pneus são descartadas todos os anos. Os pneus podem ser reutilizados inteiros, em pedaços, cortados ao meio ou pintados, então use sua criatividade para encontrar novas funções para eles e proteger o meio ambiente.

Um balanço com um pneu é uma maneira divertida de reciclar (Tire Swing image by Luke Haverkamp from Fotolia.com)

Diversão para as crianças

O balanço de pneu tradicional é uma maneira divertida de reciclar. Basta lavar o pneu com uma solução de uma medida de água sanitária e três de água para remover os detritos. Use uma broca para furá-lo na parte de baixo do balanço para possibilitar a drenagem da água da chuva e evitar que ela se acumule no pneu. Pendure-o com uma corda ou uma corrente em um galho de árvore resistente. Se você usar uma corrente, cubra-a com uma mangueira reciclada para proteger os dedos. Uma ideia ainda mais criativa é fazer uma gangorra em forma de cavalo.

Um pneu de caminhão velho é perfeito para fazer uma caixa de areia. Coloque-o no chão, encha com areia e lembre-se de cobri-lo com uma lona quando não estiver em uso.

Loading...

Cesto

Crie um cesto que possa ser usado para guardar ferramentas de jardinagem ou lenha. Use uma serra sabre ou uma serra de cinta para cortar uma seção de 60 cm. Perfure cada um dos lados do pneu segmentado e adicione uma corda reciclada e resistente para servir de alça e criar um cesto prático e ecológico.

Sandálias

As sandálias de pneus reciclados estavam na moda nos anos 60. É possível fabricar um par de sandálias praticamente indestrutíveis feitas com pneus que não sejam reforçados com aço.

Vasos de plantas

Os pneus reciclados podem ser empilhados para criar vasos de plantas e depois pintados para se tornarem mais decorativos. Eles são úteis ​​para criar canteiros de sementes, jardins de ervas ou estufas. As batatas, por exemplo, crescem bem em dois pneus empilhados cheios de terra. O calor absorvido pela borracha geralmente proporciona uma safra saudável. Além disso, é possível fazer um vaso suspenso com metade de um pneu.

Suporte para mangueira

Um suporte para mangueira é prático e pode ser feito por meio do corte de um pneu ao meio, que deve ser afixado na parede da garagem. Lembre-se de fazer furos na parte inferior para possibilitar a drenagem de água. Um aro de pneu reciclado também pode ser usado como um suporte para mangueira.

Bijuteria

Sim, os pneus podem ser usados ​​para fazer bijuteria. Os pneus de bicicleta são os mais fáceis de descascar ou cortar para criar colares, brincos e pulseiras cheias de estilo, além de cintos, que podem ser feitos a partir da banda de rodagem dos pneus.

Casa ecológica

Você precisará de mais de um pneu para construir uma casa ecológica que também pode servir de casinha em um parquinho de quintal. Uma casa ecológica é uma construção criada com materiais reciclados.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...