×
Loading ...

Maneiras de escrever a data em diferentes países

Atualizado em 17 abril, 2017

A maior diferença em indicar a data existe entre a Europa e a América do Norte. A distinção existe na maneira de expressar: os americanos geralmente escrevem como mês-dia-ano, enquanto que na Europa, o formato aceito é dia-mês-ano. Quando as datas são escritas numericamente, isso pode causar alguma confusão quando, por exemplo, 12/05/98 poderia ser lida como 5 de dezembro, 1998 ou 12 de maio, 1998, dependendo de quem lê.

O calendário Gregoriano é o calendário civil aceito internacionalmente, diminuindo a confusão em indicações de datas (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Formato norte-americano

Na América do Norte, a data é normalmente expressa como mês-dia-ano, seja numericamente ou com o mês escrito por extenso. Quando a data é escrita apenas numericamente, é comum aceitar a separação das partes com uma barra: 04/21/01. Números menores que dez são escritos com um 0 antes do dígito e anos são encurtados para os dois dígitos finais para manter a data no formato mm/dd/aa. O ano pode ser estendido para quatro dígitos em datas históricas se o uso de dois dígitos causar confusão.

Loading...

Formato europeu

Através da maioria da Europa, a data é escrita como dia-mês-ano. Como as indicações americanas, o formato europeu usa o 0 na frente dos números menores que dez. As partes da data podem ser separadas por barras, traços ou pontos: dd/mm/aa; dd-mm-aa ou dd.mm.aa, respectivamente.

Outros formatos

A Austrália usa o formato europeu, mas a maior parte da Índia e do leste asiático usa um formato completamente diferente: ano-mês-dia. Este formato é conhecido como "big-endian" e vem de um termo coloquial para a maneira em que informações binárias são armazenadas em diferentes plataformas, big-endian sendo com o maior número inteiro primeiro. O formato de data big-endian é normalmente expresso como, por exemplo, 2002-01-27, que seria 27 de janeiro de 2002.

Padrão internacional

A Organização Internacional para Padronização definiu o formato big-endian como o padrão aceitável. Indicar a data nesse formato, que é apenas usado digitalmente e nunca com os nomes dos meses por extenso, transcende a maioria dos idiomas e é facilmente lido e escrito por programas de computador. A indicação big-endian sempre usa traços únicos para separar as partes da data e sempre vai de parte maior (o ano) para a menor (o dia) da esquerda para a direita.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...