Maneiras fáceis e baratas de fazer cortinas

Escrito por cathy welch | Traduzido por isadora de oliveira grotti silva
Maneiras fáceis e baratas de fazer cortinas
Fazer você mesmo as cortinas para janelas é uma ótima maneira de economizar dinheiro (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Projetar revestimentos para janelas pode ser caro. No entanto, um jeito de economizar dinheiro é fazê-los você mesmo. Você pode fazer sua própria cortina com um pouca ou nenhuma habilidade e poucas despesas ao reutilizar itens tradicionais que você já tem, ou comprando itens baratos para enfeitar suas janelas. Independentemente se deseja cobrir completamente ou simplesmente acentuar sua janela, há muitos projetos artesanais que qualquer novato pode fazer.

Cortinas com trilhos

Um jeito fácil e barato de fazer cortinas é usar uma toalha de mesa com um tecido que combine com a sua decoração. Já que as bainhas do pano já estão prontas, você só precisa dobrar 10 cm de um dos lados da toalha, passar a parte dobrada a ferro e costurar. Talvez seja necessário cortar um pouco da toalha antes de costurá-la, dependendo da altura da janela.

Da mesma forma, compre um lençol simples macio para combinar com a colcha da sua cama e transforme-o em uma cortina. Já que lençóis geralmente são finos, considere colocar camadas de revestimentos de janelas com lençóis ou usá-los como um simples par de cortinas decorativas em cada lado da janela do seu quarto.

Maneiras fáceis e baratas de fazer cortinas
As cortinas com trilho podem ser colocadas em hastes de madeira, metal ou vinil (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sanefas

Crie uma sanefa, ou um revestimento para a janela que cubra a parte de cima dela, com itens velhos em formas criativas. Cubra uma haste de bronze acima da pia da cozinha com guardanapos de pano xadrez que combinem com a cor da sua cozinha, ou arme os guardanapos em painéis de renda pendurados de uma haste de cortina. Simplesmente coloque os guardanapos na haste pela diagonal; um ponto deles deve ficar pendurado na frente da cortina de uma forma triangular. Uma série desses guardanapos, ligeiramente sobrepostos um no outro, cria um ziguezague na sanefa. Como alternativa, pendure um par de panos de prato em uma haste com clipes de pinça ou um suporte de toalhas. Cuidadosamente, selecione um design de suporte que combine com o estilo da sua casa, como conchas ou frangos.

Maneiras fáceis e baratas de fazer cortinas
Uma cortina de sanefas com trilho pode ser feita com lençóis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Drapeado

Crie revestimentos de janelas drapeados juntando pedaços longitudinais de tecidos que meçam a largura mais duas vezes a altura da janela. Ao drapear o tecido duas ou três vezes na braçadeira, um revestimento dramático é criado. Ele é atraente independentemente se você quiser usar lençóis, algodão ou tecido de veludo pesado. Adicione cordões de luzes dentro dos drapeados das cortinas para uma aparência dramática e festiva.

Maneiras fáceis e baratas de fazer cortinas
As ferraduras são uma escolha rústica para as ferragens da janela (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Escolhas natuais

Use mosquiteiros ou redes de pesca amarrados frouxamente ao redor do diâmetro maior de haste de bambu ou remo de madeira usado no lugar de uma haste tradicional para adicionar um toque tropical à sua varanda ou à janela da sala de estar. Dobre 10 cm de um pedaço de material de gaze e costure botões grandes de madrepérola na parte da frente da cortina para criar uma cortina com trilho com um tema natural. Como alternativa, você pode usar grandes prendedores de papel para anexar linho a uma linha de cabo de aço de uma extremidade da sua janela até a outra.

Maneiras fáceis e baratas de fazer cortinas
Use uma corda para a braçadeira da sua cortina (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível