Mais
×

Maneiras de usar interruptores comuns para ajustar a intensidade da luz

Interruptores dimmer são relativamente fáceis de instalar e são reconhecidamente eficientes, mas há circunstâncias que não permitem que um interruptor regular seja substituído por um dimmer. Existem soluções alternativas disponíveis para esses casos e todas são bem fáceis para qualquer um instalar sem precisar contratar um eletricista profissional.

Dimmers comuns funcionam bem, mas há alternativas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Lâmpadas de três vias

Lâmpadas de três vias fornecem um método simples para ajustar a iluminação entre uma das três configurações predefinidas. Elas não oferecem a mesma ampla gama de seleções de brilho que um dimmer, mas são adequadas para qualquer sala usada para atividades que requeiram diferentes níveis de luz. Use a configuração mais brilhante para leitura ou atividades manuais, a configuração média para conversação ou refeições e a configuração mais fraca para atividades românticas ou para assistir TV. Lâmpadas de três vias exigem um soquete de lâmpada compatível e são disponíveis em versões incandescente e fluorescente.

Existem lâmpadas de três vias em versões incandescente e fluorescentes (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Dimmer de lâmpadas

Dimmers de lâmpadas individuais são muito simples de instalar e fornecem controle de iluminação que se assemelha ao de um interruptor. Eles existem em diversos estilos, mas todos usam a mesma tecnologia básica de controlar o fluxo de eletricidade da lâmpada para manipular o brilho. Este controle geralmente consiste em um interruptor deslizante, botão giratório ou controle sensível ao toque. Podem ser incorporados em soquetes especiais, extensões e até mesmo em unidades de controle remoto ligadas na tomada. Você pode encontrar dimmers de lâmpadas em lojas de ferragens e lojas de melhorias para a casa.

Luminárias de haste flexível

O controle de intensidade da luz não é conseguido apenas pelo controle do fluxo de eletricidade, mas também pelo ajuste da direção. As lâmpadas de haste flexível permitem que você aponte a cabeça da lâmpada para qualquer direção. Quando estiver lendo ou precisar de luz mais intensa, dobre a haste flexível para apontar a luz na direção do seu trabalho. Quando for hora de usar o computador ou assistir a um filme, aponte a luz para a parede ou teto. Você pode criar efeitos de iluminação dramáticos quando se usa luminárias de solo com haste flexível com várias cabeças de lâmpada. Luminárias de chão são mais frequentemente encontradas com três ou cinco cabeças de lâmpadas e luminárias de mesa com haste flexível têm geralmente uma única lâmpada. A maioria dos modelos vai aceitar lâmpadas incandescentes ou fluorescentes compactas.

Luminárias de haste flexível permitem direcionar a iluminação para obter o brilho desejado (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Trilhos de iluminação

Existem muitos estilos diferentes de trilhos de iluminação e a complexidade da instalação varia muito. Os estilos mais complexos podem requerer a ajuda de um eletricista profissional. No entanto, os modelos mais simples pode ser ligados a qualquer tomada elétrica comum, assim como uma luminária. Trilhos de iluminação consistem em vários soquetes e lâmpadas em um "trilho". Você pode deslizar cada soquete ao longo do trilho para o local desejado. Cada soquete pode também ser girado e apontado para várias direções para fornecer os efeitos de iluminação e níveis de brilho desejados. Pontos de luz são comumente usados ​​em trilhos de iluminação.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article