Maneiras de negar um pedido sem dizer "não"

Escrito por amy mcnulty | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Maneiras de negar um pedido sem dizer "não"
Evitar alguém a quem você quer dizer "não" não é a melhor maneira de contornar o problema (James Woodson/Digital Vision/Getty Images)

Deixar que as pessoas o "contornem" para que você assuma tarefas, faça favores, empreste dinheiro ou ceda o seu tempo livre poderia simplesmente ser evitado ao dizer "não", mas nem sempre é fácil fazer isso. No entanto, como a escritora Kimberly Fusaro aponta no site "Woman's Day", deixar que as pessoas se aproveitem de você o tornará ressentido, abrindo o caminho para que elas façam de você o capacho delas. Aprenda a negar sem dizer "não", para poupar os sentimentos das pessoas e livrar-se dessas situações.

Outras pessoas estão lendo

"Desculpe, eu tenho outros planos"

A desculpa "desculpe, eu tenho outros planos" funciona muito bem para os pedidos que não voltarão a ser repetidos. Ela expressa sua simpatia pela pessoa e garante que ela saiba que você está indisponível. Ela pode até pedir para você explicar seus planos, mas ao invés de inventar uma mentira inocente — afinal, há sempre uma chance de que a pessoa fique ofendida por você dar prioridade a certas atividades do que a atender o pedido de ajuda dela — não há necessidade de elaborar. Uma vez que a pessoa perceber que você não quer esticar o assunto, ela pode interpretar que você simplesmente não quer fazer o que ela está pedindo, o que lhe permite negar sem dizer "não".

"Desculpe, mas eu não posso [atender o pedido] agora"

Outra variação da desculpa "desculpe, eu tenho outros planos", é "sinto muito, mas eu não posso [atender o pedido] neste momento". Com essa versão, você não faz alusão a nenhum "plano" que possa fazer a pessoa perguntar o que está ocupando o seu tempo.

No entanto, lembre-se de não esticar o assunto quando for pressionado. Algumas pessoas insistentes não concordarão que você está ocupado demais ou sem dinheiro para ajudar, mesmo quando você fornecer desculpas, portanto poupe o seu tempo e simplesmente afirme: "Espero que você possa encontrar alguém que possa ajudá-lo" continuadamente até que o assunto seja esquecido.

"A última vez [que eu atendi a esse pedido], eu fiquei muito estressado/com pouco dinheiro"

Se a pessoa não entender a indireta de que os seus "outros planos" ou a sua "incapacidade de ajudar" são as suas maneiras de dizer "não", ou se você simplesmente quiser ser mais claro, responda "a última vez [que eu atendi a esse pedido], eu fiquei muito estressado/com pouco dinheiro", caso você já tenha feito esse favor para ela ou outra pessoa antes.

Se o pedido exigir o seu tempo livre, explique que da última vez que você fez essa tarefa, você ficou muito estressado por causa da sua rotina agitada. Se o pedido for por dinheiro, explique que seu orçamento está apertado e que da última vez que você emprestou ou deu dinheiro para alguém, suas finanças foram afetadas. Enfatize que foi uma decisão sua evitar essas situações no futuro.

"Talvez você possa me fazer um favor antes"

Uma forma mais indireta de dizer "não" — e, potencialmente, uma que o fará se sentir como se tivesse a obrigação de realizar o pedido de qualquer forma — é pedir para que a pessoa lhe faça um favor primeiro. Você pode explicar que está simplesmente sobrecarregado, mas se ela fizesse um favor, você então poderia arranjar um tempo para ajudá-la com seu pedido. Não se esqueça de pedir um favor do qual você realmente possa tirar proveito e que ache equivalente ao que a outra pessoa está pedindo — cortar a grama em troca de passar o dia todo organizando uma venda de bolos, por exemplo, ou fazer trabalhos domésticos em sua casa equivalentes a R$ 100 em troca de uma doação de R$ 100 para a dívida de um amigo.

É mais provável que a pessoa não goste da ideia de lhe fazer um favor em troca, o que acabará tirando você do aperto. Se ela concordar, pelo menos você se beneficiará com o acordo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível