×
Loading ...

Maneiras simples de saber se um diamante é real

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os diamantes são uma das pedras preciosas mais desejadas do mundo, desfrutados em joias por mulheres e os homens. O problema com tanta demanda é que os falsificadores e joalheiros tiram proveito dos clientes e vendem as pedras falsas ou vidro como diamantes verdadeiros. Felizmente, perceber se um diamante é real é simples e fácil.

Instruções

Os diamantes falsos são fáceis de detectar (diamond and rose image by Julianna Olah from Fotolia.com)
  1. Olhe para o topo do diamante através da lupa ou lente de aumento. Os diamantes reais terão juntas afiadas que unirão as facetas. Se a junta não estiver nítidas, não é um diamante real.

    Loading...
  2. Olhe para a borda externa do diamante. A borda exterior, ou cinta, do diamante deve ser "congelada", segundo Fred Cueller de Diamond Cutters International. Ele diz que a aparência de "cera" é uma farsa.

  3. Procure falhas. Os diamantes reais sempre têm falhas, como rachaduras que as falsificações não podem replicar. É muito difícil e quase impossível que uma criação feita pelo homem tenha falhas.

  4. Procure por quaisquer selos no interior da moldura e da pedra. Se existir um selo na pedra, como um selo CZ, é uma pedra feita pelo homem e não um diamante. Os diamantes também são sempre emoldurados em materiais de alta qualidade, como o ouro ou platina. Ao olhar para a armação, procure um selo que indique que ela é de ouro ou platina.

Loading...

Dicas

  • Para perceber a qualidade de uma pedra ou verificar se ela é real e não criada, leve-a para um avaliador. Nunca deixe-o tirar a pedra de sua vista.

O que você precisa

  • Lente de aumento ou lupas de joalheiros

Referências

Loading ...
Loading ...