×
Loading ...

Como fazer uma manga de borboleta

Mangas de borboleta são uma adição elegante e feminina a camisas sem manga. São chamadas assim por que sua parte inferior lembra as asas de uma borboleta. O melhor é fazer essas mangas com tecidos que tenham muitas dobras como jersey, chiffon ou seda. No entanto, pode-se usar qualquer tipo de tecido, proporcionando à manga uma forma levemente diferente.

Instruções

Use um manequim para drapear a manga como um teste para garantir que conseguirá a aparência que deseja (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Molde de manga borboleta

  1. Faça um molde de manga borboleta a partir de um de manga básica. Corte o pedaço de manga e alinhe a costura superior com a abertura do braço da camisa desejada, para o qual irá anexar a manga. Adicione ou subtraia costuras de acordo com o necessário.

    Loading...
  2. Desenhe um novo modelo de manga no molde de papel novo. Coloque a forma de papel sobre o existente e prenda firmemente. Trace a manga antiga no papel e faça os ajustes necessários para o comprimento e ombro. Anote todas as marcações, como a linha de granulação, entalhes e costura sugerida.

  3. Desprenda o novo molde e o corte. Prenda-o a um novo modelo de papel com um alfinete na parte superior da costura do ombro. Desenhe sete linhas verticais e paralelas através da manga com uma no centro e o resto dividindo a manga uniformemente em oito seções. Corte ao longo dessas linhas sem ir até o fim. Deixe cerca de 1 milímetro de espaço na costura do ombro mantendo as seções presas.

  4. Afaste as seções uniformemente. Quanto mais afastadas, maior a manga será. Alfinete as peças em um molde de papel novo e o contorne. Redesenhe qualquer linha de granulação, entalhes e costuras. Teste novamente o encaixe da manga. Faça os ajustes, se necessário.

    Costure a manga

  1. Alfinete o molde no tecido desejado e corte ao longo da borda. Marque os entalhes e as sobras de costura. Termine primeiro a barra inferior da manga, e vire-a do avesso para costurar as axilas.

  2. Prenda a manga na roupa. Começando na parte superior do entalhe do ombro, prenda-a em torno do perímetro do buraco do braço fazendo pequenos chumaços, conforme necessário. Caso precise de vários chumaços, desprenda a manga. Dê um ponto solto ao longo da parte superior do ombro na manga. Puxe os fios suavemente para fazer um chumaço a tente prendê-la ao buraco novamente. Costure a manga da camisa. Remova qualquer ponto no chumaço.

  3. Costure a outra manga na mesma ordem. Complete a roupa com o acabamento das costuras.

Loading...

Dicas

  • Mangas tenda e anjo são similares às mangas borboletas na forma, então observe esses padrões como alternativa caso não consiga achar um molde borboleta como deseja.

Aviso

  • Ajustar a manga é aparte mais difícil. Prenda-a com alfinetes na camisa com cuidado para evitar furos indesejados. Coloque os alfinetes perpendicularmente pela sobra da costura a cerca de 1,2 cm de distância.
  • Não costure sobre os alfinetes! Isso pode estragar máquina de costura e quebrar a agulha.

O que você precisa

  • Padrão básico de manga no seu tamanho
  • Papel estampado
  • Alfinetes
  • Tesoura
  • Lápis
  • Tecido
  • Máquina de costura

Referências

Loading ...
Loading ...