Quando uma manga está madura?

Escrito por bonnie grant | Traduzido por lucas schiavo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quando uma manga está madura?
Escolha uma manga no supermercado que estará madura quando você quiser comê-la (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

As mangas são frutas tropicais suculentas. Há muitas variedades que crescem geralmente no sul dos Estados Unidos. As mangueiras crescem até 30 metros de altura em climas ideais, com raízes de até 6 metros de comprimento. A manga é nativa do sul da Asia, onde o clima é quente e úmido. Há dois tipos principais da fruta, a variedade da Índia e a da Ásia. Em locais ensolarados e solos com excelente drenagem, as mangueiras podem dar frutos de 170 a 700 g.

Outras pessoas estão lendo

Descrição

As mangas são ovais, arredondadas ou em formato de rim. Elas podem ser longas e finas ou longas e grossas, dependendo da variedade. A fruta se mantém verde até começar a amadurecer, quando sua pele começa a ter a cor amarelo dourada, rosa, verde, vermelha ou laranja. O interior da manga é parecido com o do pêssego, suculento e fibroso. Há uma semente grande que toma metade de seu interior. As frutas variam de 5 a 20 cm de comprimento.

Flores

As mangueiras devem estar em clima seco e úmido para florescer e dar frutos. As árvores mais novas, com menos de 10 anos, florescem anualmente, ao passo que, ao envelhecerem, florescem bienalmente ou esporadicamente. A maioria das mangueiras florescem no inverno e dão frutos no verão. Há vários polinizadores, como as abelhas, mariposas e morcegos, que visitarão as flores e espalharão o pólen. Este pode ser levado pela chuva, que também faz com que as flores caiam antes de dar frutos. Polinizações comerciais muitas vezes utilizam sacolas plásticas para evitar polinização cruzada e a formação de espécies híbridas.

Colheita e armazenamento

As mangas geralmente demoram de quatro a cinco meses para amadurecer. As frutas amadurecidas não podem ser identificadas pela cor, pois há verdes que podem estar maduras o suficiente para a colheita. A melhor maneira de saber se já está boa é dando um puxão gentil; se ela se soltar fácil do pedúnculo, está madura. As frutas que amadurecem no pé têm um sabor melhor, mas elas podem ser removidas antes e deixadas para amadurecem em temperatura ambiente. As mangas se machucam quando caem, por isso a colheita deve ser feita com a mão e o armazenamento com cuidado. As de cor verde podem ficar guardadas mais tempo que as maduras e devem ficar em temperaturas acima de 10 ºC.

Selecionando mangas maduras

As mangas são vendidas verdes, pois assim são menos propensas a danos. No supermercado, você encontrará frutas em vários estágios de amadurecimento. Escolha uma que amadurecerá em poucos dias ou quando você desejar comê-la. Aperte com cuidado para determinar o nível de amadurecimento. A haste terá um cheiro adocicado se a fruta estiver madura. As mangas podem amadurecer em uma bancada ou enroladas em papel, mas não devem ser postas na geladeira antes que amadureçam, pois a temperatura fria impedirá o processo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível