Saúde

Manias: os famosos que sofrem (ou sofreram) de TOC

Escrito por ana carolina cardoso bedenik
Manias: os famosos que sofrem (ou sofreram) de TOC

Organizar objetos em filas é uma mania de quem tem TOC

Divulgação

TOC é a abreviação para o termo Transtorno obsessivo-compulsivo, um distúrbio psiquiátrico de ansiedade no qual a pessoa possui uma obsessão, seja ideia ou pensamento, que a leva a demonstrar um comportamento compulsivo, resultando no desenvolvimento de alguns rituais. As compulsões de quem sofre desse transtorno geralmente estão associadas à limpeza, organização, simetria, como por exemplo lavar as mãos a todo momento e a necessidade de enfileirar objetos. Às vezes confundido com uma simples "mania", o TOC pode se tornar mais grave ao longo do tempo, afetando a rotina de quem sofre do distúrbio e das pessoas próximas. Por isso é importante buscar ajuda médica. Muitos famosos já admitiram sofrer ou ter sofrido desse transtorno em alguma fase em suas vidas.

Outras pessoas estão lendo

Roberto Carlos

Roberto Carlos, que assumiu sofrer de TOC em 2004, tem várias manias, com as quais diz se importar menos hoje. Ele já chegou a deixar de cantar músicas de seu repertório ou alterar letras para não dizer determinadas palavras, como "mal". "Eu mudei a letra de 'É preciso saber viver'. Digo 'se o bem e o bem existem'", revelou o cantor em uma entrevista. O "Rei" também não usa nada marrom e, durante algum tempo, só saia de um local pela mesma porta pela qual havia entrado.

David Beckham

Divulgação

Famoso por sua atuação no futebol e também por sua aparência física, David Beckham é outra celebridade que sofre de TOC. O inglês não gosta de objetos em números ímpares e revelou em entrevista que se tiver três latas de refrigerante, ele precisa jogar uma fora para que elas fiquem em número par. Ele também contou que precisa contar as roupas em seu armário e gosta que os objetos ao seu redor estejam em linhas retas, como faz com as revistas.

Cameron Diaz

Cameron Diaz, atriz de "As Panteras", revelou ao público que sofre de TOC e tem mania de esfregar as maçanetas das portas antes de abrí-las. Ela também lava as mãos e o piso muitas vezes ao dia e usa os cotovelos para abrir as portas de lugares desconhecidos.

Daniel Radcliffe

Daniel Radcliffe, conhecido por ter vivido o bruxo Harry Potter na série de filmes, revelou em 2012 que descobriu ter sofrido de TOC aos cinco anos de idade. Ele tinha a necessidade de repetir para si mesmo todas as frases que falava.

Jô Soares

O apresentador Jô Soares admitiu que começou a apresentar sintomas de TOC ao ficar mais velho e que todos os quadros em sua casa precisam estar levemente inclinados para a direita.

Luciana Vendramini

Luciana Vendramini, atriz e produtora, revelou em entrevistas que chegou a ficar 24 horas repetindo manias. Ela também disse que toda vez que lavava as mãos precisava pensar em algo bom, mas então acabava surgindo um pensamento ruim e ela precisava lavar as mãos novamente. Na época em que sofria com o transtorno, só conseguia dormir depois de ver dois táxis amarelos passando na rua e uma pessoa andando na direção oposta. Ela também chegou a ficar dez horas no banho, pois para sair do chuveiro precisava segurar um pensamento bom e só lhe vinham à cabeça pensamentos ruins.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media