Mais
×

Como usar manilhas de esgoto como canteiros para plantas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Manilhas de concreto dão ótimos recipientes para plantar, grandes e resistentes. Um único cilindro pode ser cortado em muitos tamanhos, e os tubos resultantes podem virar canteiros de vários tamanhos. Outra alternativa é cortar várias seções do mesmo tamanho e arrumá-los em linha para criar uma parede de contenção, e plantar no centro dos tubos plantas ornamentais ou trepadeiras. Transformar manilhas não usadas ou descartadas em canteiros mantém elas longe de aterros sanitários e dá uma solução barata e duradoura para canteiros elevados.

Instruções

Manilhas de concreto, cortadas em tamanhos apropriados, viram ótimos canteiros (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Escolha manilhas que não tenham sido tratados com químicos danosos, já que eles podem passar para suas plantas pelas raízes. Não use manilhas de concreto recicladas a menos que você saiba qual foi o uso anterior delas e que ele não envolvia materiais tóxicos.

  2. Corte a manilha no tamanho desejado com uma serra circular com lâmina de alvenaria. Mantenha a lâmina molhada com uma mangueira de jardim, se as instruções do fabricante indicarem essa necessidade.

  3. Role as seções de manilha cortada até o local se possível e vire-as, de modo que as partes abertas estejam em cima e embaixo. Se não, use um carrinho e tenha alguém para lhe ajudar enquanto você as põe no local. Para peças muito grandes, use uma empilhadeira. Canteiros com altura suficiente para sentar em cima ou se encostar devem ser enterrados 30 cm no chão para ajudar a estabilizá-lo. Lembre se disso quando estiver medindo as manilhas para cortar.

  4. Descubra a profundidade média das raízes das plantas que você quer pôr nos canteiros. Se o canteiro for mais profundo que o necessários, preencha o excesso com terra de jardim, mais barata. Encha o restante do canteiro com uma mistura de composto e terra para vasos.

  5. Escolha plantas que combinem tanto visualmente quanto em termos de logística. Por exemplo, uma árvore frutífera pequena não caberia em uma manilha com 30 cm de diâmetro. Não ficaria estável, tampouco. No entanto, a mesma árvore ficaria excelente em uma manilha de 120 cm de diâmetro, especialmente se for rodeada de plantas com raízes rasas que caiam pelas laterais. Plante as espécies escolhidas e regue bem.

O que você precisa

  • Manilha de concreto
  • Serra circular
  • Lâmina de alvenaria
  • Mangueira de jardim
  • Terra de jardim
  • Composto
  • Terra para vasos
  • Plantas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article