Mais
×

Como fazer uma manjedoura para um presépio

Atualizado em 13 junho, 2017

Presépios ilustram o nascimento de Jesus e são comumente montados em casas cristãs na época do Natal. Presépios normalmente são compostos de um grupo de bonecos. Cada um representa alguém ou algo importante para a história de natal, como membros da família divina, anjos, os reis magos, um pastor e animais. Frequentemente, há também a manjedoura. Uma manjedoura é retratada como um contêiner parecido com uma calha, usado para alimentar animais. Se a manjedoura de seu presépio estiver faltando ou estiver quebrada, ou mesmo se você estiver montando seu próprio cenário, fazer uma manjedoura é um projeto simples.

Instruções

Em um presépio, o menino Jesus descansa numa manjedoura (Ron Nickel / Design Pics/Valueline/Getty Images)
  1. Meça o comprimento, a largura e espessura da imagem do menino Jesus de seu presépio e anote as dimensões.

  2. Faça um padrão para a manjedoura. Numa folha de papel, desenhe um retângulo que seja do comprimento da sua figura mais 2 centímetros e a largura do boneco mais dois centímetros. Rotule esse retângulo como "A". Esse retângulo formará os lados mais compridos da manjedoura.

  3. Desenhe outro retângulo. Esse retângulo deve ter o mesmo comprimento da sua figura mais 2 cm e a mesma largura do menino Jesus. Esse retângulo formará a base da manjedoura e deve ser rotulado como "B".

  4. Desenhe um trapezoide isósceles. O lado mais curto do trapezoide será a base e deve ter a largura do seu boneco. O lado mais longo oposto do trapezoide deve ter a largura da figura mais 2 cm. Os lados não-paralelos do trapezoide devem ter a espessura da figura mais 2 cm.

  5. Corte os padrões. Coloque a madeira de balsa na sua superfície de trabalho e corte dois retângulos A, dois trapezoides e um retângulo B com um estilete.

  6. Cole um dos trapezoides à base da manjedoura em um ângulo de 90 graus com uma cola de madeira. Segure o trapezoide no lugar por 30 segundos. Cole dois retângulos à base da manjedoura e aos lados do trapezoide. Cole o trapezoide final no lugar.

  7. Limpe os excessos de cola com pano úmido. Coloque a manjedoura de lado e deixe a cola secar.

  8. Pinte ou tinja a manjedoura. Encha a manjedoura com palha e coloque sua imagem do menino Jesus em seu novo presépio.

Dicas

  • A régua pode ser usada para guiar o estilete enquanto você corta a madeira de balsa.

O que você precisa

  • Papel
  • Lápis
  • Régua
  • Tesoura
  • Madeira de balsa
  • Estilete
  • Tinta (opcional)
  • Tingimento (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article