Mais
×

Como fazer uma manta de crochê para sofá

A manta feita com quadrados de crochê gigantes talvez seja a peça mais fácil de ser feita. Você não precisa medir nada, nem se preocupar com a tensão do ponto porque o trabalho é um quadrado único. Comece pelo centro, e quando estiver grande o suficiente, pare. O próprio padrão do quadrado de crochê consiste na repetição de três pontos altos seguidos por algumas correntes. Assim, provavelmente, depois da primeira ou segunda volta, você já terá memorizado a sequência. Escolha um fio lavável à máquina para facilitar a manutenção.

Instruções

Faça uma manta de crochê rápida para relaxar ou decorar (Getty Images)
  1. Faça seis correntes e depois feche em círculo com um ponto baixíssimo na última corrente a partir da agulha.

  2. Faça três correntes, depois trabalhe dois pontos altos dentro do círculo. As três correntes iniciais correspondem ao primeiro ponto alto.

  3. Faça duas correntes, que formarão o primeiro canto do quadrado. Trabalhe três pontos altos dentro do círculo, duas correntes, depois repita estas duas últimas ações mais duas vezes. Serão quatro grupos de três pontos altos.

  4. Faça um ponto baixíssimo na terceira corrente daquelas três iniciais. Faça um ponto baixíssimo no topo dos próximos dois pontos, de modo que você acabe no espaço de duas correntes do canto.

  5. Faça três correntes que correspondem ao primeiro ponto alto, trabalhe dois pontos altos no canto, duas correntes, depois faça mais três pontos altos no mesmo espaço. Faça uma corrente, depois trabalhe três pontos altos no próximo canto, seguidos por duas correntes e mais três pontos altos. Repita, começando com uma corrente, para os próximos dois cantos.

  6. Assim que você terminar essa volta, feche com um ponto baixíssimo na terceira corrente daquelas três iniciais. Faça um ponto baixíssimo no espaço do canto, três correntes, depois faça o canto trabalhando dois pontos altos, duas correntes e três pontos altos. Faça uma corrente.

  7. Trabalhe três pontos altos no próximo espaço de uma corrente da volta anterior. Faça uma corrente, que o levará até o próximo canto. Continue a repetir essa sequência por toda a volta; trabalhando três pontos altos, duas correntes e três pontos altos no canto, uma corrente, três pontos altos no próximo espaço, uma corrente.

  8. Continue a trabalhar em voltas do mesmo jeito. A cada vez, você vai unir a nova volta com um ponto baixíssimo. Também vai existir um espaço de corrente adicional em cada lado que vai receber um grupo de três pontos altos.

  9. Ao atingir o tamanho desejado para a manta, arremate e esconda os fios que sobraram com uma agulha de tapeçaria.

Dicas

  • Use sobras de fio para essa receita. Altere as cores a cada volta ou até mesmo no meio da volta. Reúna todas as sobras e invente um desenho colorido antes de começar.

Aviso

  • Pode ser necessário uma quantidade maior ou menor de fio a depender da tensão dos seus pontos, se apertados ou frouxos, e do tamanho que você deseja para a peça.

O que você precisa

  • Fio para crochê de espessura média (1.371 m)
  • Agulha de crochê de 5,0 mm
  • Tesoura
  • Agulha de tapeçaria
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article