×
Loading ...

Como fazer mantas de franja amarrada

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma manta é um pequeno cobertor conveniente para se manter no encosto de um sofá ou poltrona para aqueles momentos em que se sente frio enquanto descansa em casa. Faça uma manta de franja amarrada com dois pedaços de moletom em uma hora para ter uma peça dupla-face aconchegante que o manterá quente durante os meses de inverno. Pode-se fazer essa manta em tamanho adulto ou infantil.

Instruções

Faça uma manta para o sofá (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. Pegue um pedaço de moletom ou velo de algodão de cada vez. Dobre-o ao meio, juntando as ourelas do tecido. As ourelas são as bordas não cortadas nas laterais, que têm uma trama mais firme que o resto do tecido.

    Loading...
  2. Segure o tecido pelos cantos das ourelas de maneira que a borda dobrada do tecido fique pendurada em direção ao chão. Posicione as mãos de maneira a segurar o tecido com o dedo polegar e o indicador mais próximo de você, deixando o indicador e dedo médio afastando o tecido. Mova os cantos do lado mais próximo do tecido para cima e para baixo e de um lado para o outro até que a dobra do tecido fique reta e não repuxada. Isso é para acertar o fio do tecido.

  3. Estenda o tecido na superfície de corte, assim que a dobra ficar reta, e passe as mãos sobre a dobra para alisar a superfície. Arrume o moletom de maneira que a dobra do tecido fique alinhada à linha inferior da superfície de corte.

  4. Alinhe a régua com a primeira linha vertical do lado esquerdo da superfície de corte, onde as duas bordas esquerdas do tecido se cruzam. Passe o cortador circular ao longo da régua, aparando as bordas da esquerda do tecido para alinhá-las verticalmente. Repita o processo na borda direita.

  5. Alinhe a régua na primeira linha horizontal abaixo da ourela das duas camadas, de maneira a cobrir a parte em que as duas camadas de moletom se cruzam na parte de cima do tecido. Passe o cortador circular ao longo da borda para aparar e alinhar as bordas das duas camadas, removendo as ourelas. Você obterá um pedaço de moletom com cantos de 90 graus. Repita o processo de aparar com o segundo corte de moletom.

  6. Sobreponha as duas peças de moletom, avesso com avesso. Não tem problema se eles não se alinharem perfeitamente, contanto que uma das peças não esteja mais do que 10 cm maior no comprimento ou na largura. Se for o caso, apare a peça maior para ficar do mesmo tamanho que a menor.

  7. Corte quadrados de 10 cm de cada canto dos dois tecidos. Use tesoura ou um cortador circular nesse passo, escolhendo a ferramenta que preferir.

  8. Corte fendas ao longo dos quatro lados dos tecidos empilhados. Faça-as com 2,5 cm de largura e 10 cm de comprimento. Isso criará uma franja nos quatro lados do tecido. Amarre cada uma das franjas de cima às franjas correspondentes de baixo com um nó duplo. Faça isso em em todas franjas, e a manta está pronta.

Loading...

O que você precisa

  • 2 pedaços de moletom ou velo de algodão (1 m cada para manta de criança, 1,5 m cada para manta de adulto)
  • Superfície de corte com quadriculado impresso
  • Régua
  • Cortador circular
  • Tesoura

Referências

Loading ...
Loading ...