Mais
×

Como manter um adolescente organizado

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma das coisas que faltam na vida de um adolescente é a organização. Na verdade, é provavelmente a última prioridade em suas vidas. Como pai, você sabe que ensinar seu filho a ser organizado é uma arma valiosa que ele usará no futuro e uma habilidade que ele levará por toda a vida. Então, como você pode ensinar a um adolescente a ser organizado, apesar da resistência dele?

Ensinar a um adolescente como manter a organização exige paciência e persistência, mas pode ser feito. Existem três conceitos básicos para se ter em mente: (1) se organizar, (2) se manter concentrado e (3) conseguir o feito.

Instruções

O lembrete visual das tarefas diárias que devem ser feitas proporcionará ao adolescente uma ajuda em como se organizar (student #3 image by Adam Borkowski from Fotolia.com)

    Dia a dia

  1. Compre um planejador diário para o adolescente. Deixe-o escolher um que se adapte às necessidades individuais dele.

  2. Ajude o adolescente a aprender a usar seu planejador, incentivando-o a escrever as tarefas e compromissos que ele deve fazer, incluindo tarefas, trabalhos escolares, atividades extra-curriculares e compromissos sociais.

  3. Incentive seu filho a consultar e usar o planejador de tarefas dele sempre que surgirem novas tarefas e compromissos. Isso vai ajudá-lo a se tornar mais responsável.

  4. Incentive seu filho a consultar o seu planejador diário para priorizar as responsabilidades e garantir que nada seja perdido ou deixado para trás.

  5. Mostre ao adolescente como se manter focado para realizar suas tarefas agendadas, eliminando qualquer distração. Por exemplo, durante o tempo em que ele estiver em casa, crie um espaço de trabalho tranquilo com todas as ferramentas e suprimentos necessários para que o adolescente faça seu trabalho da escola. Eliminar as distrações permitirá ao adolescente realizar suas tarefas mais rapidamente e com mais eficiência.

  6. Defina as expectativas. Por exemplo, se você espera que seu filho adolescente limpe o quarto todos os sábados, trabalhe com ele da primeira vez para mostrar a ele o que você espera da aparência e da organização do quarto. Uma vez que as expectativas estiverem claras, ele deve ser capaz de realizar sua tarefa por conta própria.

  7. Incentive seu filho a sempre verificar o trabalho feito. Independente de o trabalho ser escolar, de casa ou até mesmo um projeto por diversão, o trabalho deve ser sempre verificado quanto à precisão e conclusão. Sugira que o adolescente pergunte a si mesmo: "eu dei o meu melhor para esse trabalho?" ou "eu esqueci de alguma coisa?".

Dicas

  • Ao ajudar seu filho adolescente a aprender a ser responsável e se organizar de forma independente, não diga a ele quais são as tarefas que ele deve fazer ou de quais compromissos ele deve se lembrar. Em vez disso, incentive-o a pensar de forma independente. Faça perguntas que possam desencadear a resposta que você está procurando, mas não lhe diga a informação diretamente. O objetivo é fazer com que ele tenha mais consciência sobre suas próprias responsabilidades.

Aviso

  • Seja paciente com seu filho adolescente. Lembre-se de que suas prioridades não serão sempre as mesmas que as suas. Inicie conversas instigantes para ajudar a aumentar a conscientização de seu filho sobre as prioridades, mas tenha cuidado para não ser muito duro, pois o adolescente pode se tornar rebelde e resistente aos seus esforços.

O que você precisa

  • Planejamento diário
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article