Como saber se seu aquário completou o ciclo

Cicle seu tanque completamente antes de introduzir peixes no ambiente

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Ciclar um aquário é o processo de remoção de amônia e nitritos do tanque, enquanto se cultiva bactérias nitrificantes boas para que os peixes vivos possam ser colocados na água. A boa bactéria ajuda a comer essas substâncias venenosas deixadas pelos peixes que defecam no local. Um aquário que não foi ciclado provavelmente terá um ambiente não sanitário onde os peixes são doentes e podem morrer. A ciclagem permite que você adicione peixes ao tanque sem medo de envenenamento por amônia ou nitrato. Use os seguintes testes para determinar se o seu aquário está completamente ciclado.

Step 1

Teste os níveis de amônia da água alguns dias após você introduzir a bactéria nitrificante no tanque. Os níveis dessa substância devem ficar em zero antes de você adicionar peixes ao aquário. Os níveis de amônia iram atingir um pico e, em seguida, cair rapidamente para zero quando o tanque terminar de ciclar. Para realizar o teste da amônia, pingue uma solução química fornecida com o teste em um tubo de água do aquário e compare a cor com uma tabela de cores no frasco, ou mergulhe uma fita de teste no aquário e compare a cor de maneira semelhante à opção anterior. A maioria dos aquaristas preferem o método do teste de fita devido à sua facilidade de uso.

Step 2

Teste os níveis de nitrito da água. Os testes vêm na forma de tiras e são realizados da mesma maneira do de amônia – você mergulha uma tira de teste no tanque e compara a cor com a tabela de cores do frasco. Os níveis de nitrito irão ter um pico alguns dias após a adição de bactéria nitrificante, porém eles precisam chegar a zero antes de você poder colocar peixes no seu aquário com segurança. O envenenamento por essa substância é um dos maiores perigos para os peixes, pois é fatal. Os nitritos são mais venenosos do que a amônia, portanto é essencial que eles desapareçam antes de você adicionar peixes ao seu aquário.

Step 3

Teste os nitratos da água. Esses testes também vêm na forma de tiras e funcionam da mesma forma que os demais testes nos quais você mergulha a tira no tanque e compara a cor com a tabela do frasco. Os nitratos são um coproduto natural quando as boas bactérias comem a amônia e os nitritos. Os níveis dessa substância devem estar menores do que 10 ppm, ou partes por milhão, antes de você poder adicionar peixes em seu aquário.

Step 4

Mude 50% da água de cada vez para diminuir os níveis de nitrato rapidamente. A ciclagem algumas vezes faz os níveis de nitrato terem um pico se você adicionar uma grande quantidade de amônia para impulsionar as bactérias. É seguro alterar metade da água, porque as boas bactérias ainda estão no filtro, nas paredes e pedras do tanque.

eHow Brasil
×