Como manter os alunos interessados durante a aula

Escrito por aubrey warshaw | Traduzido por luana ribeiro
Como manter os alunos interessados durante a aula
Emita uma vibração positiva para ajudar os alunos a se envolverem com a aula (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Manter os alunos interessados ​​durante a aula pode ser difícil. Não só as aulas podem ser chatas às vezes, mas inúmeras distrações podem fazer os alunos perderem o interesse pelo professor e pelo material didático. Se os estudantes não estiverem engajados em sala de aula, encontrarão algo que lhes interessa. Se você aprender como manter os alunos envolvidos com a aula, poderá ajudá-los a ter sucesso na escola. Inicialmente, isso leva tempo, mas a recompensa vale a pena no gerenciamento de sala e na melhora da aprendizagem.

Instruções

  1. 1

    Coloque-se à disposição dos alunos. Chegue para a aula mais cedo e fique até mais tarde. Use e-mail para se comunicar com os eles. Mantenha uma política de "portas abertas" para demonstrar sua preocupação com o sucesso deles. Seja fiel ao seu horário de expediente para mostrar o seu compromisso com os estudantes. Esteja presente e seja pontual durante o período de tempo anunciado. Avise-os com antecedência caso precise se ausentar das aulas. Ao tornar-se acessível, você demonstra que está interessado ​​no seu sucesso de seus alunos.

  2. 2

    Minimize as palavras. Falar menos pode ter um impacto positivo sobre os alunos. Em geral, quanto menos um professor fala, mais os alunos fazem. Quanto mais eles trabalham, mais tendem a aprender. Muitas pessoas não aprendem tanto quando ouvem como quando executam uma tarefa. Assim, com os alunos realizando tarefas específicas, mais aprendizagem ocorrerá. Eles podem isolar um professor que fala excessivamente.

  3. 3

    Emita uma vibração positiva. Seu entusiasmo pela aprendizagem passará para os alunos. Pareça e soe enérgico ao ensinar. Preste atenção à qualidade de sua voz. Uma voz monótona ou profunda, cansada, pode ser percebida pelos estudantes como uma falta de interesse em aprender. Use humor ao ensinar, evitando o sarcasmo.

  4. 4

    Crie um ambiente positivo de aprendizagem. Demonstre respeito pelos alunos e incentive o respeito mútuo na sala de aula. Faça perguntas para motivar a aprendizagem e reforçar conteúdos que aprenderam. Permita que os alunos interajam sem serem constrangidos em público ou serem colocados em uma situação desconfortável. Abstenha-se de fazer qualquer coisa que torne difícil a participação do aluno ou seu retorno à sala de aula, como provocações ou chamados constantes que podem fazê-lo se sentir desconfortável.

  5. 5

    Esteja ciente da perda de interesse. Preste atenção na falta de interesse ou na perda de atenção. Alterne o ritmo da classe, conforme necessário, se os alunos estiverem entediados. Esteja disposto a romper com sua rotina e atividades normais, conforme necessário. Atente-se a um aluno esteja cochilando na sala de aula, olhando para o relógio ou arrumando seu material com cinco minutos de antecedência. Essas podem ser pistas sutis de que você perdeu o interesse de alguns alunos.

  6. 6

    Conheça individualmente cada aluno. Uma conversa pessoal e amigável mostra realmente se preocupa com os alunos e quer que eles tenham sucesso. Não precisam se reunir por muito tempo, quando não há um problema a se discutir. Mantenha a confidencialidade com o aluno. Discuta problemas graves, tais como tarefas perdidas, faltas crônicas e atrasos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível