Mais
×

Como manter a beleza durante a gravidez

Jeane Ellroy / Getty Images

Introdução

A gravidez é um momento especial, em que alegria e felicidade se misturam à ansiedade e medo. Junto com a alegria de saber que se está esperando um bebê, vem também o receio de que a gestação irá alterar muito o seu corpo. É verdade, altera mesmo. Mas a maioria das mudanças da gravidez vai embora após o parto. O importante é manter a beleza durante o período da gestação, para você se sentir bem consigo mesma. E tomar os cuidados necessários para que os quilos extras não perdurem após o parto. Confira algumas dicas para ficar linda durante os nove meses em que você aguarda seu bem mais precioso, seu bebê.

Photodisc/Photodisc/Getty Images

Pele do rosto

A mulher grávida ganha um brilho na pele, que fica mais viçosa e iluminada. Razão da felicidade por esperar um bebê e também da alteração hormonal pela qual passa o corpo. Mas a pele também fica mais propensa a sofrer manchas ao longo da gestação. Para evitar este problema, é importante não se expor muito ao sol. Quando o fizer, use chapéu. E não se esqueça de usar protetor solar facial diariamente, mesmo quando o tempo estiver nublado. Se você estiver fazendo algum tratamento de pele, pergunte ao seu dermatologista se você pode continuar com os cremes. Há alguns, como os que têm ácido retinoico, que não podem ser usados durante a gravidez, pois podem prejudicar o bebê.

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Controle o peso

É muito importante você seguir à risca as orientações de seu ginecologista para não ganhar muito peso ao longo da gestação. Os quilos extras podem contribuir para o inchaço dos pés, aparecimento de estrias e varizes. Se você engordar muito, também terá mais dificuldade de perder o peso após o parto. Mas, mais importante que sua beleza, é a sua saúde e a do seu bebê. E o sobrepeso também pode prejudicar a gravidez, aumentando o risco de diabetes gestacional, por exemplo. Por esta razão, mantenha uma dieta balanceada e siga as recomendações do seu médico. É comum engordar entre 9 a 12 quilos por gestação -- número que pode variar de acordo com cada mulher.

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Combate à celulite

A sua pele se estica ao longo da gestação. Logo depois de ganhar o bebê, você começa a perder peso e vem a flacidez, que também pode trazer consigo a celulite. Para evitar este problema tão temido pelas mulheres, hidrate bem a pele do corpo, especialmente dos seios, pernas e barriga. Também mantenha uma rotina de exercícios físicos durante a gestação. Siga a orientação do seu médico -- sobre quando começar os exercícios e quais você pode fazer. A dieta balanceada também garantirá menos risco de celulite e excesso de peso. Diminua a ingestão de doces e evite os refrigerantes e frituras.

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Evite as estrias

Mais uma vez, o combate às estrias passa pelo controle do peso. O importante é não engordar repentinamente, pois isso pode romper as fibras da pele, causando as indesejadas estrias. Se você já tem alguma estria, ela ficará da mesma forma durante a gestação. O importante é não ganhar novas marcas, especialmente nos seios, que crescem bastante nos primeiros meses, e na barriga, que tem maior aumento no final da gravidez. Hidrate bem a pele, exercite-se, coma de forma saudável e tente não ganhar muito peso. Há cremes hidratantes específicos para serem usados durante a gestação. Informe-se com seu dermatologista, que pode também desenvolver uma fórmula específica para você.

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Xô flacidez

Lembra da importância de manter o seu peso? Mais uma vez, este é um fator primordial para evitar a flacidez após o parto. Além de não engordar demais, é importante manter a rotina de exercícios e hidratar bem a pele. As atividades físicas na gravidez devem ser feitas com cuidado. Geralmente, os médicos liberam a mulher para os exercícios no final do terceiro ou quarto mês de gestação. Ainda assim, há atividades mais recomendadas, como caminhada, natação, hidroginástica ou yoga. Alguns médicos não indicam andar de bicicleta nem fazer alguns exercícios da musculação. Portanto, não deixe de se exercitar para garantir uma gravidez saudável. Mas sempre siga as orientações de seu médico.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Adeus, inchaço!

Especialmente nos últimos meses da gravidez, quando a mulher já ganhou bastante peso, começam a aparecer os inchaços. Os pés são a parte do corpo que mais sofrem com este sintoma. Para evitar a retenção de líquido, controle o peso e beba bastante líquido - água e sucos naturais. Evite passar muito tempo sentada ou em pé. No final do dia, descanse com as pernas para o alto. Se os pés estiverem inchados, evite sapatos apertados ou com saltos muito altos. Também hidrate bem os pés para evitar rachaduras. Elas aparecem com mais frequência nesta época e podem baixar sua imunidade.

Steve Mason/Digital Vision/Getty Images

Fim das varizes

As grávidas que ficam muito tempo em pé ou sentadas e ainda têm predisposição para ter varizes têm de tomar bastante cuidado. O primeiro deles é controlar o peso. O segundo é evitar passar horas em pé ou sentada. No trabalho, levante e dê uma volta. Se tiver muito tempo em pé, tente sentar um pouco com as pernas sobre um pufe ou almofada. Você também pode utilizar as meias de compressão, se forem indicadas pelo seu médico. As drenagens linfáticas, adotadas a partir do segundo semestre, também são importantes para melhorar a circulação. Elas evitam varizes, inchaços e celulite.

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Cabelos

Durante a gravidez, os cabelos se modificam, por causa da grande alteração hormonal. A queda diminui, os cabelos ficam mais cheios. Basta cuidar bem das suas madeixas que elas já estarão lindas naturalmente. Muitos médicos recomendam que as mulheres não usem tintura nos cabelos durante a gravidez. A recomendação é que elas usem, se necessário, apenas xampus tonalizantes. Os tratamentos químicos, como escova progressiva, também estão proibidos. Portanto, cuide do seu cabelo naturalmente para evitar problemas para você e o bebê. Após o parto, você poderá retomar seus cuidados com os cabelos. Basta seguir as recomendações do seu médico.

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Alimentação

Como você percebeu ao ler as dicas anteriores, a alimentação é muito importante ao longo da gravidez para se manter bonita e saudável durante os nove meses. Para garantir uma boa alimentação, a dieta tem de ser balanceada e o prato colorido. É importante comer bastante proteína, que ajudará na formação e desenvolvimento do feto. E, claro, evitar doces, frituras, refrigerantes. Estes alimentos podem contribuir para o sobrepeso. Portanto, cuidado com eles. O médico que acompanha você também pode receitar vitaminas importantes para o período da gravidez, como ácido fólico e ferro. Siga as orientações médicas à risca.

NA/PhotoObjects.net/Getty Images

Moda

Uma ajuda para a mulher se sentir bonita durante a gravidez são as roupas, claro. Isso porque algumas peças tradicionais já não vestem bem e a mulher acaba não gostando do que vê no espelho. Invista em algumas peças específicas para grávidas, como calças jeans e sociais, batas, blusas que valorizam o busto e a barriga ou vestidos. Há marcas para gestantes que estão antenadas com a moda e têm muitos produtos bonitos para oferecer. Não é porque você está esperando um bebê que não pode ficar elegante. Aproveite também para incrementar o visual com acessórios. Se você é fã do salto alto, use apenas os de altura média, ok?

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Maquiagem

Para finalizar o look e se sentir uma mamãe poderosa, aposte também na maquiagem. Lembre-se que, antes de aplicar base, pó e sombra, é preciso passar protetor solar no rosto. Com a pele limpa e protegida, invista em looks clean para um dia de trabalho. Um pouco de base, corretivo para disfarçar as olheiras, uma sombra clara e batom cor de boca. Para um jantar à noite, capriche em um olho mais escuro. Não se esqueça de tirar a maquiagem antes de dormir. Estas dicas valem para todas as mulheres. Isso significa que você não precisa mudar sua vida por causa da gravidez. É só ter cuidado neste período para chegar ainda mais linda à maternidade.