Como manter o cérebro afiado enquanto desfruta do seu passatempo favorito

Escrito por gail cohen | Traduzido por larissa frança
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como manter o cérebro afiado enquanto desfruta do seu passatempo favorito
Passatempo (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Você está de saco cheio de tentar lembrar de um nome? Gostaria de lembrar onde deixou seu carro logo que olhar para o estacionamento? Gostaria de desenterrar uma memória importante sem esforçar-se para localizá-la? Você pode. E não será necessário tomar remédios ou inscrever-se em uma terapia radical para isso. Científicos de peso como a Dana Foundation, John Hopkins’ Mind/Brain Institute, a Duke University Medical Center e publicações acadêmicas como o Journal of Gerontology e o New England Journal of Medicine concordam: o segredo para um cérebro jovem é tão simples quanto ser criativo e fazer o que você ama. Tradução? Os idosos que buscam o seu passatempo favorito têm muito mais chances de melhorar sua acuidade mental. Quer forçar se cérebro ao máximo? Aqui está como.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Aceite o fato de que os passatempos são construtores cerebrais. Eles são prazerosos e dão início a mudanças químicas no cérebro que desencadeiam a imaginação e nos ajudam a resolver problemas. Resumindo, seu passatempo favorito afeta a função cerebral, então não somente sua mente irá funcionar mais eficazmente enquanto você desfruta da atividade, mas suas ondas cerebrais continuarão a se comportar dessa forma depois que o projeto for deixado de lado. Diga qual o passatempo e você verá a relação. Precisa de uma solução financeira? Afaste-se do cheque e ligue a máquina de costura. Problemas de família? Agarre seu equipamento de escultura e pondere as opções. As endorfinas inundam o cérebro quando ele está engajado em atividades prazerosas, então as respostas que você procura para os seus problemas diários não irão simplesmente chegar, mas irão inundar a mente e você será mais inovador que nunca.

  2. 2

    Desligue a televisão. Você sabia que ela entorpece os sentidos colocando os seus nervos e sinapses nervosas no modo soneca? Você está ciente de que a tv transforma os surfistas de poltrona em zombies absorventes de informação? Assista demais e a sua capacidade de resolver problemas pode ser seriamente prejudicada, levando a problemas de esquecimento e memória. Afaste-se da televisão e substitua-a por um passatempo atual ou outro que não tenha abordado em anos. Não se engane: dado o nosso vício nacional por tv, isso não é fácil, mas a recompensa valerá o esforço. Como bônus, você descobrirá que não perdeu muito da história daquela novela pulando alguns dias.

  3. 3

    Surpreenda-se satisfazendo um sonho de muitos anos. Você sempre quis tocar um instrumento? Sonhou em ser uma diva na decoração de bolos? Pense em como palavras cruzadas seria um jogo divertido em uma competição? Jogue-se. Existe muita pesquisa para apoiar a teoria de que um novo emprego aumenta a atividade cerebral ainda mais que o antigo. Novas informações e desafios forçam a mente e a estimulação paga os dividendos. Não há necessidade de usar dinheiro como uma desculpa para adiar encontrar um novo passatempo também. Você encontrará vários livros e sites disponíveis para guiar os novos entusiastas na direção que queiram ir. Além disso, muitas classes de baixo custo em colegiais e centros de idosos. Adicionar alguns amigos novos para a mistura é a cereja do sorvete.

  4. 4

    Conte histórias com o seu passatempo. O boletim, Alzheimer’s Australia, lista a narrativa como uma das melhores maneiras de estimular o cérebro maduro. Os passatempos contam histórias maravilhosas. Pegue as colchas, os bordados de lã ou a máquina de bordar e dê asas à imaginação. Além de contar o seu próprio conto marcante através dos seus projetos, você verá um aumento na atenção e no foco, enquanto estimula suas emoções e desencadeia suas memórias, fazendo com que as sinapses cerebrais estalem. O imaginário, ao qual apelamos para envolver-nos em novos ou antigos passatempos, oferece esse presente. Espere doses diárias, ou às vezes de hora em hora, de hormônios que induzem alegria e prazer.

  5. 5

    Ajude-se a combater o estresse e a frustração. Ao contrário do comportamento dos jovens aficionados, a maturidade aparece. Já se foram os dias de dar as costas a um projeto que não seja sólido ou abandoná-lo por completo por frustração. Os passatempos ajudam os idosos a desfrutar da paciência que desenvolveram ao longo do tempo. Eles ajudam a reforçar a crença de que quando eles retornem à tarefa, terão uma nova perspectiva. Ter fé em resultados positivos irá evitar que você se esforce incansavelmente, transformando um trabalho de amor em um objeto de irritação. Você aceitará o fato de que as soluções para todos os tipos de dilemas serão encontrados em expressões criativas, e irão desenrolar-se a seu próprio tempo e frequentemente levarão à experiências que superam suas mais loucas expectativas.

  6. 6

    Roube os jogos de computador dos seus netos. Com certeza você já dominou a arte de enviar correios eletrônicos com anexos em JPEG, e tem orgulho de ser o único idoso na rua que dedica parte do dia a fazer pesquisas no Google até cansar. Agora, use a pesquisa desenvolvida por cientistas israelenses e passe para o próximo nível. O estudo deles, no qual 121 voluntários com idade de 50 ou mais usaram um jogo chamado "Mindfit" para aguçar a sua recordação e habilidades de retenção de informações, resultou em achados espetaculares. Avanço significante estatisticamente na memória de curto prazo espacial, aprendizagem e foco foram encontrados em todos os jogadores do "Mindfit". Tampouco há necessidade de começar a comprar. Há uma boa chance de ter acesso a uma criança que teria o maior prazer em mostrar-lhe como competir com os maiores usando o seu console e o estoque de jogos. Faça um favor a si mesmo e peça. Devemos concluir com um aviso: Os idosos cujos mais jovens transformarem em competidores mortais de jogos eletrônicos, estão em perigo de receber a honra de "o tio, tia, avô ou vizinho mais legal do planeta". Seu trabalho é aceitar a coroa com gratidão e modéstia!

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível