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Como manter a disciplina no local de trabalho

Atualizado em 17 abril, 2017

A responsabilidade da disciplina no local de trabalho e as regras e regulamentos estabelecidos pela empresa geralmente caem para o departamento de recursos humanos ou um supervisor. Manter a disciplina no local de trabalho é vital na criação de um ambiente de trabalho seguro e confortável para os funcionários e a administração. Os empregadores devem assegurar que as medidas disciplinares que regulam a organização não entrem em conflito com as leis trabalhistas federais ou estaduais para evitar a responsabilidade por motivos de discriminação.

Instruções

Manter a disciplina no local de trabalho é vital na criação de um ambiente de trabalho seguro e confortável para os funcionários e a administração (Image Source/Photodisc/Getty Images)
  1. Estabeleça as regras, regulamentos e condições para a organização de um código de ética para a empresa. Adquira a aprovação do documento do conselho de administração ou acionistas relevantes do negócio. Leve o documento para o departamento de RH, para que os funcionários possam ser educados e treinados sobre as políticas.

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  2. Crie um sistema que defina as medidas que a organização deve tomar no caso de um funcionário ou supervisor violar o código de ética. Assegure que o sistema apresente uma técnica justa para repreender os funcionários que têm ficado aquém das normas necessárias. Por exemplo, ele deve receber atenção suficiente antes de ter o contrato de trabalho suspenso ou encerrado. Organize um conselho responsável pela resolução de questões disciplinares na organização e assegure que eles conduzam investigações adequadas antes de tomar uma decisão. Isso protege a empresa contra ações trabalhistas por demissão injusta.

  3. Inicie um programa para impulsionar a disciplina no local de trabalho ao valorizar funcionários exemplares. Forneça prêmios, elogios ou remuneração aos indivíduos que mantêm padrões de disciplina elevados. Os exemplos podem ajudar a construir um reforço positivo para os funcionários levarem a empresa ao nível de disciplina esperado.

  4. Convide especialistas na área para oferecer seminários e palestras sobre como manter padrões de disciplina elevados no trabalho e os resultados negativos de um ambiente de trabalho que não possui uma disciplina rígida.

  5. Forneça um programa para abordar problemas dos funcionários relacionados ao trabalho. Ofereça serviços de aconselhamento profissional no local de trabalho. Comunique aos funcionários a importância do uso dos recursos do escritório caso tenham problemas pessoais ou profissionais que possam prejudicar o desempenho.

  6. Atue como um modelo para os funcionários ao seguir regras e regulamentos. Lidere pelo exemplo para inspirar os funcionários e manter uma reputação adequada para a empresa. As regras devem ser sempre respeitadas pelos supervisores e gerentes de cada departamento.

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Referências

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