Como manter os empregados felizes e envolvidos

Escrito por cheryl gorski ronzoni | Traduzido por josé fabián
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Como manter os empregados felizes e envolvidos
Mantenha o seu pessoal motivado e a empresa se beneficiará (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Uma das suas responsabilidades principais no seu local de trabalho é administrar outras pessoas, o que é sempre um desafio. Você irá precisar que o seu pessoal seja eficiente e efetivo, mas também que esteja feliz e a rotatividade se mantenha baixa. Quais são os passos básicos para cumprir o seu objetivo de manter o pessoal motivado?

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

    Pense no melhor supervisor para quem você já trabalhou

  1. 1

    Envolva o seu pessoal em decisões quando for possível. Obviamente, você não os envolverá em todas as decisões do seu negócio ou organização, mas peça opiniões sobre projetos específicos e deixe que eles expressem os seus pensamentos e ideias. Os empregados se sentem valorizados quando o supervisor pede opiniões e não só lhes dá ordens. Não seja egoísta e pense que você tem todas as respostas. Frequentemente, os empregados podem oferecer sugestões úteis e valiosas para encaminhar operações e completar projetos, e formas mais eficientes de trabalhar com os clientes. Se você aceitar um conselho ou utilizar uma proposta de um empregado, dê crédito a ele.

  2. 2

    Interesse-se pelo aspecto pessoal dos seus empregados. Você não tem que arranjar uma festa de aniversário para cada um, mas mostre interesse nas vidas pessoais deles… Até um certo ponto. Pergunte sobre a família, demonstrando que sabe que eles têm uma vida pessoal também. Fazer isso ajuda que eles o vejam como uma pessoa real e não apenas como o supervisor.

  3. 3

    Mostre apreciação pelo trabalho que o seu pessoal faz. Um simples "obrigado" vale muito. Uma das reclamações mais frequentes dos empregados é que sentem que não são apreciados pelos chefes. Um simples agradecimento, um elogio frente aos outros porque o empregado superou as expectativas ou uma pequena recompensa quase sempre será recebido com gratitude. Dê aumentos no salário; uma pequena quantidade já será muito importante. Nada abaixa mais a moral do pessoal do que a falta de compensação ou apreciação pelo trabalho duro que se faz.

  4. 4

    Não fofoque sobre alguns empregados para outros. Um empregado não dará tudo de si se suspeitar que você fala ou fofoca sobre ele nas suas costas com colegas dele. Fofocar reduzirá em grande parte a credibilidade de todo o pessoal, pois rapidamente suspeitarão que você pode estar fazendo o mesmo com todos.

  5. 5

    Seja um líder seguido pelos seus empregados e crie confiança. Demonstre um comportamento ético. Mostre-lhes a forma mais efetiva de trabalhar com clientes e atraí-los. Seja um modelo a seguir na sua empresa. Se você definir o que é esperado do pessoal, verá que os seus esforços para mantê-los felizes serão positivos.

Dicas & Advertências

  • Comemore datas especiais, deixe que os funcionários se vistam de ropa mais descontraída e envie-os a eventos. Ao repreender um empregado, trate-o com dignidade e respeito. Não levante a voz com eles, pois eles não são os seus filhos.
  • Sempre dê crédito aos empregados se você utilizar as ideias e trabalhos deles.
  • Se você virar amigo dos seus empregados, lembre-se que essa amizade pode dificultar as reprimendas e correções necessárias.
  • Seja amável e agradecido, mas não permita que os empregados ganhem de você ou se aproveitem da sua generosidade.

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