Como manter a estrutura e a segurança em uma sala de aula da pré-escola

Escrito por dayle fraschilla | Traduzido por fernanda de assis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como manter a estrutura e a segurança em uma sala de aula da pré-escola
Seguir a rotina da classe consistentemente ajuda a manter a estrutura e a segurança (Comstock/Comstock/Getty Images)

Crianças em idade pré-escolar tendem a ter uma muita energia; e proporcionar segurança e estrutura para sua sala de aula pode parecer uma tarefa assombrosa. Felizmente, os dois podem andar de mãos dadas. A sala de aula estruturada irá ajudar você a manter seus alunos seguros e, ao seguir as orientações de segurança, você vai fornecer a estrutura que eles precisam. Com um pouco de planejamento e organização, você vai criar um ambiente seguro e estruturado em que os alunos vão se divertir e aprender ao seu potencial máximo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Crie uma programação para a sala e siga-a. As crianças que estão acostumadas a uma rotina diária são mais propensas a seguir instruções e fazer o que lhes é pedido.

  2. 2

    Realize um momento de sentar em círculo ou uma reunião matinal, o mais cedo possível. Se os alunos chegam em momentos diferentes, espere até que a maioria esteja presente. Durante este momento de reunião de manhã, introduza seus alunos às atividades do dia. Avise seus alunos que o que está por vir vai ajudar durante as transições.

  3. 3

    Envolva os alunos em atividades físicas todos os dias. Crianças com muita energia são propensas a se comportar mal, o que pode atrapalhar a sua estrutura e inibir a segurança de seus alunos. Se possível, leve as crianças para fora, num playground todo dia. Quando o tempo não permitir, crie atividades físicas internas, como uma hora de danças ou uma pista de obstáculos.

  4. 4

    Certifique-se de ter uma relação professor/aluno adequada em sua sala de aula. No Brasil não há lei federal que determine a quantidade de alunos para professor, e a legislação de cada estado é diferente. Existe um parecer do Conselho Nacional de Educação (parecer nº 8/2010), que traça os insumos mínimos necessários em uma escola para garantir qualidade de ensino, inclusive relação de professor/aluno. No entanto, escolas privadas possuem autonomia administrativa e pedagógica. Assim, é necessário se valer de pesquisa quanto a recomendações de segurança e de bom senso. Uma escolha razoável seria, em creches, cinco crianças de até 1 ano por adulto; oito crianças de 1 a 2 anos por adulto; 13 crianças de 2 a 3 anos por adulto; 15 alunos de 3 a 4 anos por professor, na creche ou pré-escola; e 25 alunos de 4 a 5 anos por professor na pré-escola. Sempre se ajustando a idade do aluno mais novo. Por exemplo, se quase todos os alunos tem 4 anos de idade, mas uma criança tem 3 anos ou menos, sua relação deve ser de 13:1. Manter uma relação professor/aluno adequada em sua sala de aula irá ajudá-lo a manter todos os seus alunos seguros.

  5. 5

    Organize sua sala de aula em estações. Algumas estações possíveis são artes, quebra-cabeças, jogos lúdicos, computadores, materiais manipuláveis ​​de matemática e biblioteca. Durante o tempo livre, abra apenas três ou quatro estações. Isto torna mais fácil para que você possa observar todos os seus alunos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível