Mais
×

Como manter os gatos longe da árvore de Natal

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Para você, é uma árvore de Natal, completa de decorações cuidadosamente colocadas. Para seu gato, é um prazer sensorial de enfeites brilhantes, luzes cintilantes e ramos espalhados, e está implorando pra ser explorado, e até escalado. De acordo com o site Cats International, seu gato se sente seguro e mais dominante ao mesmo tempo quando está no alto. Adicione a isso a atração quase irresistível dos ornamentos pendurados, e não é nenhuma surpresa que os gatos sejam obrigados a tentar subir nas árvores de Natal, muitas vezes com consequências desastrosas. Com algumas antecipações e algumas técnicas simples, entretanto, você pode manter seu bichano e sua árvore de Natal seguramente separados.

Instruções

Seu gato é um curioso nato e o desejo de escalar a sua árvore de Natal faz dela um alvo tentador (cat image by nutech21 from Fotolia.com)
  1. Use uma árvore de Natal artificial. Apesar de que ainda haja a possibilidade dela causar danos no caso de seu gato ingerir suas partes, é um pouco mais segura do que uma árvore viva. Agulhas de pinheiro, se ingeridas, podem perfurar os órgãos internos de um gato, e a água na base da árvore pode ser tóxica se seu felino a beber. Além disso, a árvore artificial pode ser menos atrativa para o gato.

  2. Posicione a árvore no meio da sala, então ela não estará perto de móveis ou prateleiras que poderão ser usados como uma plataforma de lançamento pelo gato para saltar sobre a árvore.

  3. Empregue fragrâncias que são desagradáveis para o seu gato para mantê-lo longe da árvore. Borrife o óleo de hortelã-pimenta na árvore, a qual muitos gatos não gostam, ou coloque cascas de laranja secas -- que também são desagradável para muitos felinos -- ao redor da base da árvore. Repelentes de gatos para interiores também podem ser eficazes.

  4. Pulverize a parte inferior da árvore com spray de maçã amarga. O sabor desagradável deste produto inofensivo, bem como o odor amargo, desencorajará muitos gatos a mordiscar ramos.

  5. Posicione uma passadeira de cabeça para baixo ou folhas de papel alumínio ao redor da árvore. Muitos gatos não gostam do modo que sentem esses materiais em suas patas.

  6. Use um sensor de movimento, disponível em lojas de animais, para desencorajar seu gato a subir na árvore. O item solta um barulho muito alto, assim como um inofensivo -- mas surpreendente -- sopro de ar comprimido quando aproximado. Evite o uso de apitos ou pistolas de água para impedir seu gato quando ele ataca sua árvore. De acordo com o site Cats International, estes métodos podem ser confusos e assustadores para o seu gato, e leva a problemas comportamentais. Correções remotas -- em que as ações do gato, não as suas, criam consequências negativas -- são as melhores escolhas.

  7. Use uma esteira eletrostática na base da árvore se todos esses outros métodos falharem. A esteira emite um pulso eletrostático que provavelmente será o suficiente para deter o seu gato. Se você usou uma esteira no passado para manter o seu gato longe dos móveis, apenas a visão do objeto pode fazer com que o gato fique bem distante dele.

Aviso

  • Jamais use enfeites em sua árvore caso você possua um gato; a ingestão pode ser fatal. Celofane, Fios, cordas e fitas também podem ser mortais. Se você visualizar a ponta de um fio que foi engolido, não tente puxar. Vá depressa ao veterinário com o seu gato.
  • Lave bem as mãos depois de aplicar spray de maçã amarga, e tente não deixar isso chegar perto da sua boca. Até um pouco dessa substância pode causar um gosto extremamente desagradável que persistirá por horas.

O que você precisa

  • Óleo de hortelã-pimenta
  • Cascas de laranja secas
  • Repelente de gato para interiores
  • Spray de maçã amarga
  • Passadeira
  • Papel Alumínio
  • Sensor de movimento
  • Esteira eletrostática (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article