Mais
×

Como manter manjericão vivo dentro de casa

Atualizado em 17 abril, 2017

O manjericão é uma erva comum em muitos jardins caseiros, e suas folhas ácidas podem dar sabor à comida pelo ano todo. Apesar da planta preferir um clima quente e úmido, é possível manter uma planta de manjericão em um vaso dentro de casa durante os meses de inverno. Se você se certificar de que a planta receba no mínimo seis horas de luz por dia e muita água, o seu manjericão deve sobreviver ao inverno dentro de casa.

Instruções

Muita luz do sol irá manter o seu manjericão vivo dentro de casa (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)
  1. Teste o pH do solo do vaso do seu manjericão quando estiver úmido, mas não molhado. O manjericão se desenvolve em solos com pH entre 6,0 e 7,5, e se o solo não se encaixar nesse intervalo, troque um pouco do solo por uma mistura adequada, ou adicione um fertilizante orgânico.

  2. Coloque o manjericão em uma janela virada para o norte. Ele precisa de seis horas de luz solar por dia, de modo que você deve ajustar a disposição da planta para acompanhar a luz do sol durante o dia.

  3. Suplemente a planta com luz fluorescente ou de alta descarga. A planta precisa aproximadamente do dobro do número de horas de luz artificial do que de luz solar. Se você planeja usar luz artificial, a planta irá necessitar de 12 a 13 horas de exposição por dia, por isso, planeje de acordo.

  4. Regue a planta quando a porção superior estiver seca. O solo a cerca de 2,5 cm abaixo da superfície deve permanecer úmido. Não regue demais, e certifique-se de que o excesso de água é capaz de ser drenado pelo fundo do pote. Coloque um pires embaixo da planta para garantir que a água que escorrer não caia no chão ou nos móveis.

  5. Certifique-se de que a temperatura permaneça entre 15 e 25°C para o crescimento adequado.

Dicas

  • Pode a planta sempre que ver flores brancas. Isso irá alongar a vida da planta e encorajar a formação de galhos.

Aviso

  • Solos alcalinos e ácidos requerem diferentes tratamentos para alterar o pH. No ambiente de um vaso, fertilizantes ou outros aditivos podem danificar a planta, por isso, dilua os aditivos ou simplesmente reponha uma porção do solo.

O que você precisa

  • Manjericão em um vaso
  • Kit para teste de pH do solo
  • Fertilizante (opcional)
  • Solo para vasos (opcional)
  • Pires ou bandeja de vasos
  • Janela virada para o sul
  • Luz fluorescente ou com descarga de alta intensidade (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article