Como manter a motivação no último ano de faculdade

Escrito por contributing writer | Traduzido por letícia oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como manter a motivação no último ano de faculdade
Faça um bom planejamento e terá sucesso no último ano (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Você conseguiu! Finalmente chegou ao último ano da faculdade. Agora vem a parte mais difícil: não se deixar vencer pelo cansaço de uma rotina pesada. Não será fácil, mas se planejar as coisas com antecedência e reservar tempo suficiente para trabalhar e descansar, você conseguirá navegar pelas águas do último ano tranquilamente.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Crie um cronograma. Embora o cansaço possa chegar mais cedo, ele normalmente aparece no segundo semestre. Mesmo que você não acredite, pergunte aos amigos que já se formaram. Ele virá. Com isso em mente, monte um cronograma incluindo os trabalhos e provas do semestre para ter uma noção mais clara da carga de trabalho que terá que enfrentar. Caso não tenha recebido a programação do ano no início das aulas, simplesmente pergunte ao coordenador. Ele ficará feliz em auxiliá-lo quando souber que a informação o ajudará a preparar-se melhor.

  2. 2

    Escolha um parceiro para a "luta". Não importa se for um amigo, familiar ou um professor em quem confia: você desejará ter alguém para ajudá-lo a ficar firme. A desmotivação costuma ser grande nessa fase e você precisará de alguém para lhe encorajar quando ela chegar.

  3. 3

    Examine o seu cronograma e crie um segundo planejamento, estipulando prazos para si mesmo. Concentre a maioria dos prazos finais para o início do período. Muitos trabalhos têm datas de entrega para final do ano, portanto ao invés de ficar sobrecarregado no momento em que tiver menos energia, comece as tarefas enquanto ainda está motivado.

  4. 4

    Concentre-se de segunda a sexta e relaxe nos finais de semana. A tentação de tirar um dia de folga será forte quando o final do ano chegar, mas se conseguir ficar focado na semana, especialmente no início dela, você ainda será capaz de cumprir os prazos. Se seguir o planejamento à risca, conforme o ano for avançando você certamente poderá recompensar a si mesmo tirando algumas quintas ou sextas-feiras de folga.

  5. 5

    Comece assim que puder. Mesmo que tenha somente uma breve descrição sobre o que será o trabalho ou apenas algumas palavras no caderno, começar o trabalho é o primeiro passo para terminá-lo. Se iniciar as tarefas logo após receber as instruções, terá tempo para relaxar mais adiante.

  6. 6

    Relaxe um pouco! O esgotamento chega quando você não se permite um intervalo.

  7. 7

    Tente adaptar os trabalhos e estudos ao seu jeito. Se trabalha melhor sozinho, trabalhe sozinho. Se trabalha bem em grupo, junte-se a um. Tente não se forçar a uma maneira de estudar e trabalhar que não é produtiva para você. Se escolher as melhores opções, o trabalho será mais produtivo e você ficará mais satisfeito ao fazê-lo.

  8. 8

    Siga o cronograma rigidamente. Essa é a melhor atitude que você pode ter para chegar ao final do ano com as notas e a sanidade mental intactas.

Dicas & Advertências

  • Faça primeiro os trabalhos que considerar mais difíceis. Dessa forma, a preocupação que eles geram será eliminada da sua mente.
  • Se fichas com informações lhe ajudam a estudar, reserve alguns dias no início do período e prepare todas as que puder. Se não sabe o que cairá nas provas, inicie com palavras chave e trechos dos textos que tenha destacado; depois, vá complementando. Isso ajudará a poupar tempo, e quando estiver cansado de estudar na noite anterior à prova, ter preparado as fichas o colocará a frente dos colegas em termos de compreensão do conteúdo.
  • Não espere que esses planos sejam infalíveis. Embora todos possam tentar se preparar para o último ano, a tentativa requer o melhor de cada um de nós. Faça o máximo que puder, mas lembre-se que notas não definem uma pessoa. Contato que você se dedique na maior parte do ano (ou da faculdade), suas notas irão sobreviver.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível