Mais
×

Como manter pavões em cativeiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os pavões são originários do sul da Ásia e da Malásia, mas rapidamente chamaram a atenção dos chineses e, em seguida, dos europeus, que começaram a mantê-los como animais de estimação. O pavão-azul-indiano é o mais comum para se reproduzir, pois ele pode suportar o frio melhor do que seu parente verde. Criar um pavão não é tão difícil quanto se pensa. Aqui estão os passos que você precisa seguir.

Instruções

Os pavões são originários do sul da Ásia e da Malásia (Chad Baker/Jason Reed/Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Crie seus filhotes de pavão em um viveiro até que eles atinjam 10 meses de idade. Os pavões precisam de um certo tempo para se sentirem confortáveis com o seu ambiente.

    Crie seus filhotes de pavão em um viveiro até que eles atinjam 10 meses de idade (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. Dê a seu pavão muito espaço para que ele possa passear. Um quintal ou um viveiro muito pequeno irá estressar o animal.

  3. Construa um poleiro com 1,8 metros de altura em cada lado do viveiro. Os pavões gostam de abrir seu leques de penas.

  4. Monte um viveiro grande para os dias frios de outono e inverno. Evite que os pés dos animais se esfriem muito, isolando-os do frio com palha ou outro material natural espalhado pelo chão do grande cercado.

    A palha é um bom isolante térmico (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  5. Alimente seus pavão com grãos de milho quebrados, trigo, legumes picados, verduras picadas e rações para aves de estimação encontradas em casas de ração, cooperativas e petshops.

  6. Mantenha a paz e tranquilidade em seu viveiro. Os pavões são pássaros ansiosos e não se adaptam muito bem a locais com ruídos altos ou muita movimentação.

  7. O tempo de espera para que os pavões machos desenvolvam suas lindas penas é em torno de três anos. Desde que você consiga manter um ambiente tranquilo e calmo, ele provavelmente irá lhe mostrar seu esplendor várias vezes. Os machos também abrem suas penas para impressionar a fêmea.

    Desde que você consiga manter um ambiente tranquilo e calmo, o pavão macho provavelmente irá lhe mostrar seu esplendor várias vezes (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Dicas

  • Os pavões comerão qualquer coisa, especialmente coisas coloridas e brilhantes, portanto, certifique-se de que não haja lixo e detritos prejudiciais por onde as aves vagam.
  • As pavoas podem abandonar seus ovos se não tiverem um ambiente calmo e tranquilo.

Aviso

  • Não espere que as pavoas coloquem ovos no primeiro ano.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article