Manual de etiqueta para madrinhas de batizado

Escrito por tamiya king | Traduzido por lara hildebrand braghim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Ser convidada para ser madrinha de uma criança é uma grande honra, além de ser uma maravilhosa maneira de criar laços com o bebê que irá nascer em sua família ou círculo de amigos. Como madrinha, você deve estar ciente de certas regras de etiqueta para que a cerimônia seja inesquecível.

Outras pessoas estão lendo

Comparecer à cerimônia

É esperado que a madrinha esteja presente na cerimônia de batizado, mesmo que ela more em outra cidade. É melhor cuidar dos preparativos de viagem com antecedência, pois a madrinha é convidada para desempenhar esse papel geralmente antes da criança nascer ou logo após o nascimento. A tradição é de que duas madrinhas sejam escolhidas, caso seja uma menina, e ambas devem estar presentes no batismo. Se uma das madrinhas não puder comparecer, é recomendável pedir que uma outra mulher próxima da família a represente. Neste caso, porém, as responsabilidades de uma madrinha não serão transferidas.

Fique com a família

A madrinha deve ficar junto aos pais do bebê durante o batizado, como um sinal de apoio. É comum que a madrinha fique próximo aos pais e ao bebê, enquanto os outros familiares os rodeiam. Alguns pais podem optar por ter a presença da madrinha ao seus lados durante a parte da cerimônia em que o padre pergunta se a ela está empenhada em cuidar da criança como se fosse dela caso algo aconteça com os pais.

Segure o bebê

As madrinhas têm o privilégio de carregar o bebê no momento que este é batizado e recebe o seu nome perante a Igreja. Ela também pode carregá-la enquanto a oração pela criança está sendo feita. Também é comum que a madrinha carregue o bebê enquanto os pais participam de outras partes da cerimônia, como, por exemplo, repetir os votos apresentados pelo padre.

Leituras para batismo

Os pais do bebê podem pedir que a madrinha providencie uma leitura para dedicar à criança durante a cerimônia. Um poema curto ou uma expressão sentimental sobre o amor que a madrinha sente pelo bebê e seu compromisso em apoiá-lo durante sua vida são apropriados. Versículos da Bíblia e passagens religiosas que reflitam sobre a alegria e a seriedade da ocasião também são indicados.

Presentes de batismo

Geralmente, a madrinha é a pessoa que compra o presente mais elaborado para o bebê, especialmente se for uma menina. Em alguns casos, a madrinha vai ajudar a escolher a roupa da criança ou irá comprar o cobertor ou chapéu que o bebê vai vestir durante a cerimônia. Outros presentes que são dados após o batismo incluem berços ou outro mobiliário para o quarto ou até mesmo alguma quantia em dinheiro, para contribuir com a poupança para os estudos da criança.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível