Manutenção do Kia Sportage

Escrito por mickey arthur | Traduzido por thiago andre scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Manutenção do Kia Sportage
Para que seu Kia Sportage dure, você deve fazer toda a manutenção preventiva (car dashboard image by Jenny Thompson from Fotolia.com)

Todo cuidado é pouco com a manutenção correta do seu veículo, pois seu Kia Sportage é um investimento considerável. Faça sua manutenção básica de forma regular e recorrente e ele funcionará adequadamente, durará mais e você economizará dinheiro. Assim, também estará mais seguro ao viajar.

Outras pessoas estão lendo

Trocas de óleo

É vital trocar o óleo do Kia Sportage de acordo com as recomendações do fabricante. É uma prática comum trocar o óleo a cada 5.000 km em condições normais. Se dirigir muito em engarrafamentos ou em condições sujas e empoeiradas, aumente a frequência. Se dirigir muito em estradas, diminua-la. Além disso, seu usar óleo sintético, também pode aumentar o intervalo, pois o óleo sintético não se degenera tão rapidamente quanto o mineral. Mantenha o motor bem lubrificado para evitar defeitos ou algo mais grave, como uma falha total.

Troca do fluido do arrefecimento

A Kia recomenda que você troque o fluido de arrefecimento a cada cinco anos ou 95.000 km, para minimizar as chances do motor sobreaquecer. Como o sistema de aquecimento interno de seu Sportage depende do funcionamento adequado do sistema de arrefecimento, o funcionamento adequado do sistema também é muito importante durante os meses mais frios, para que o aquecedor consiga soprar ar quente. As trocas regulares do fluido também evitam que as peças internas do sistema de arrefecimento enferrujem, o que pode levar a uma falha grave.

Pneus

Faça rodízio nos pneus a cada 12.000 km. Muitas oficinas oferecem o rodízio como parte do pacote de troca de óleo, então aproveite. O rodízio é importante para evitar o desgaste irregular dos pneus, que pode reduzir sua performance e comprometer a segurança. Além disso, verifique a pressão dos pneus semanalmente para garantir que estejam nas especificações da Kia, de 35 psi ou lb/pol² (libras por polegada quadrada, a unidade estará representada de uma forma ou de outra, dependendo do calibrador). Se estiverem vazios demais, pode mser perigosos, prejudicarem o consumo e comprometerem sua durabilidade.

Todo o resto

Não assuma que certas áreas menos óbvias da manutenção preventiva não precisam ser feitas. Monitore seus freios através da sensação de frenagem e do som. Se o pedal de freio ficar "esponjoso" ou precisar ser pisado até o fundo para o carro parar, verifique o sistema imediatamente. Se houver um chiado ao pisar no pedal, pode significar que já está na hora da troca.

Troque os limpadores do para-brisas a cada seis meses, para garantir visibilidade perfeita em tempo ruim.

Verifique o nível do óleo, do fluido de arrefecimento e a pressão dos pneus cada vez que for abastecer o carro, para criar o hábito de verificar os itens mais críticos da lista de manutenção frequentemente.

Veja se ficam manchas de fluidos nos lugares onde estaciona seu carro, para descobrir se há vazamento.

Confira se as correias e as mangueiras estão moles, soltas ou desfiando, e substitua-as assim que ver qualquer um desses sinais.

Pelo menos uma vez por semana verifique o sistema de iluminação do Sportage. Os faróis baixos e altos, as lanternas dianteiras e traseiras, as luzes de freio, o pisca-alerta e as setas devem funcionar perfeitamente. Se não funcionarem, substitua a lâmpada imediatamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível