Mais
×

Como fazer a manutenção de uma lixadeira orbital

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As lixadeiras orbitais são ferramentas manuais que usam um suporte adesivo ou suportes de presilha para apoiar peças redondas de lixa. Conforme você segura a máquina contra a superfície de madeira, ela gira e roda em um padrão oblongo, lixando o material; isto reduz o número de marcas na madeira. As lixadeiras orbitais produzem muita poeira e, para mantê-las em boas condições, é necessário que sejam sujeitas a manutenções após cada uso.

Instruções

Não deixe que sua lixadeira estrague antes da hora (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Remova o saco coletor de pó e esvazie-o. A maior parte destes sacos é introduzida no tubo de pó. Após esvaziar, use o ar comprimido para limpá-lo completamente.

  2. Remova a lixa do suporte. O adesivo pode criar pelotas na superfície do suporte, causando imperfeições no próximo lixamento.

  3. Inspecione o suporte em busca de imperfeições. Muitas vezes, as extremidades se desgastam e ficam esburacadas. Se você perceber que o suporte está excessivamente gasto, remova os parafusos que o seguram à lixadeira e troque-o por um novo.

  4. Limpe a lixadeira com ar comprimido. Tome cuidado com as saídas de ar do motor e lembre-se de limpar todo o pó de madeira do interior.

  5. Limpe a superfície plástica da lixadeira com um trapo umidificado com naftalina. A naftalina é um produto químico de secagem rápida que limpa a poeira do plástico.

  6. Coloque a lixadeira e o coletor de pó no recipiente rígido que veio com a ferramenta e guarde-os em um lugar seco até que os use novamente.

Dicas

  • Se você usa sua lixadeira primariamente para lixar superfícies, não precisará trocar o suporte muitas vezes. Se usar para contornos, usando as extremidades do suporte muitas vezes, ele será trocado com frequência.

O que você precisa

  • Ar comprimido
  • Chave de fenda
  • Lixa sobressalente
  • Naftalina
  • Trapos
  • Recipiente rígido
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article